MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diagnóstico diferencial de lesões hipocrômicas

Ir para baixo

Diagnóstico diferencial de lesões hipocrômicas Empty Diagnóstico diferencial de lesões hipocrômicas

Mensagem  Convidad Seg Jul 15, 2013 6:13 pm

Diagnóstico diferencial de lesões hipocrômicas
 
As máculas hipocrômicas distinguem-se das máculas despigmentadas pela retenção de alguns pigmentos.
 
Vitiligo - O vitiligo apresenta principalmente como adquirida, isolada ou difusa despigmentação. Áreas hipopigmentares também pode ocorrer durante o processo de desenvolvimento ou resolução do vitiligo. Vitiligo é um processo auto-imune contra os melanócitos, a etiologia é desconhecida. Áreas despigmentadas no nascimento pode também representar manchas cinzas folha visto na esclerose tuberosa, nevos despigmentosos, nevos anemicos e poikilosis, entre outros.
 
Tinea versicolor - hipopigmentação, principalmente no tronco e extremidades proximais, em uma distribuição manchado, é sugestivo de tinea versicolor. As lesões também podem ser castanho claro ou cor de salmão. Tinea versicolor pode parecer fotoacentuadas como as áreas envolvidas não conseguem se bronzear e se tornar mais proeminentes com a exposição ao sol. Esta doença é observada em adultos jovens e aqueles que vivem em climas úmidos. O diagnóstico é confirmado com uma preparação KOH positivo para leveduras e hifas.
 
Halo nevo - Um halo nevo é uma mácula despigmentada que apresenta em conjunto com uma lesão pigmentada pré-existente. Um halo nevo é causada por uma reação imunológica mediada por células T com células nevo melanocítico, em última análise, causando a perda de pigmentação de tudo e em torno de um nevo.
 
Pitiríase alba - Ocorre predominantemente em crianças de 3 a 16 anos de idade. É caracterizada por manchas de hipopigmentação, geralmente distribuídos na face, pescoço, parte superior do tronco e extremidades proximais. As lesões variam de 0,5 a 5 cm de diâmetro, com fronteiras bem definidas, mas um tanto irregular. Elas geralmente são assintomáticas, mas podem ser pruriginosas. Os pacientes muitas vezes apresentam após a exposição ao sol quando o contraste entre as áreas afetadas e não afetadas é acentuado pelo bronzeamento.
 
Outros - algumas condições sistêmicas, como linfoma cutâneo de células T e a hanseníase podem apresentar lesões hipocrômicas no tronco e extremidades. Sarcoidose também pode apresentar-se como áreas de hipopigmentação manchado, geralmente nas regiões anteriores das extremidades inferiores. Resultados sistêmicos e pulmonares típicos de sarcoidose podem aparecer simultaneamente
 
 
Bibliografia:
UpToDate, artigo Approach to the patient with macular skin lesions, Goldstein BG, Goldstein AO.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos