Tratamento da Xerostomia

Ir em baixo

Tratamento da Xerostomia

Mensagem  Convidad em Seg Jul 15, 2013 9:09 pm

Xerostomia é a sensação de boca seca que ocorre devido a diminuição de pelo menos 50% do fluxo salivar em repouso (FSR), produzido de forma contínua, ou devido a uma alteração da composição da saliva (diminuição da mucina e consequente diminuição da capacidade de lubrificação). Deve ser diferenciado da Hipossialia onde ocorre diminuição também do fluxo salivar estimulado (FSE), produzido durante as refeições, o que ocorre no caso de lesão dos ácinos glandulares.
As causas mais importantes de xerostomia são medicamentos, a irradiação da cabeça e pescoço, e a síndrome de Sjogren. Também está relacionada ao tabagismo, diabetes, fibrose cística, doença de Parkinson e Alzheimer.
O diagnóstico é clínico e são necessários 4 entre os seguintes sinais: a não acumulação de saliva no pavimento da boca, lábios secos, textura salivar alterada (saliva branca, espumosa, fibrosa ou pegajosa), candidíase oral recorrente, glossite atrófica, persistência de caries do colo dentário, erosões ou abrasões dentarias, dor crônica ou ardência, boca amarga, dificuldade em falar e deglutir, sensação de areia nos dentes.
A xerostomia parece ter tambem uma relacao directa com o numero de drogas utilizadas por dia(6) com prevalencia nos idosos.


Tratamento da xerostomia
Medidas gerais:
• Hidratação do doente,
• Cessar uso de tabaco, álcool e condimentos alimentares fortes;
• Boa higiene oral;
• Estimulação do arco reflexo com uso de chicletes com sabores ácidos e sem açúcar, ingestão de cenouras cruas ou leite;
• Uso de salivas artificiais (carboximetilcelulose associado ou não com mucopolissacarídeos) duas vezes ao dia pode também estar indicado.


Tratamento nos pacientes polimedicados

Existem mais de 500 medicamentos xerostomizantes. Os medicamentos anticolinérgicos usados no tratamento do Parkinsonismo (Akineton e o Artane), os antidepressivos tricíclicos, (Tryptizol), os sedativos, (Xanaxos, Lexotan, etc.), os anti-histamínicos sedativos (Atarax, Fenergan, etc.) anti-hipertensivos e os diuréticos (Hygroton, Fludex etc) são importantes exemplos.
Os idosos estão mais susceptíveis ao efeito adverso das drogas. Na sua abordagem deve-se tentar reduzir o número total de drogas e/ou mudar o esquema de administração das mesmas, por exemplo, substituindo antidepressivos tricíclicos por inibidores da recaptação da serotonina. Por outro lado deve-se tentar alterar a dosagem e evitar que os medicamentos sejam administrados durante períodos de menor secreção salivar (na hora de deitar, por exemplo) e privilegiar o início das refeições, altura em que há maior produção de saliva.

Tratamento dos pacientes sujeitos a radioterapia

A radiação local pode levar a destruição do parênquima glandular por provocar hipovascularização, hipooxigenação e hipocelularidade. A destruição pode ser irreversível e total dependendo das doses utilizadas e da porção da glândula atingida. A parótida é a mais sensível aos efeitos da radioterapia.
A recuperação parcial acontece entre seis a doze meses. Ocorrem aumento da viscosidade, aumento dos componentes orgânicos e diminuição da transparência. Durante a radioterapia, além de placas para a proteção das glândulas, pode ser feito o uso de amifostina devido ao seu efeito citoprotetor. Varios Em pacientes que já passara pelo tratamento com radioterapia, a pilocarpina (Salagen) tem sua eficácia comprovada por vários estudos. A pilocarpina tem como efeitos colaterais sudorese, tremores e náuseas, principalmente quando as doses são de 10 mg três vezes ao dia. Vários autores descrevem melhoria nos doentes que tomam pilocarpina durante 4 meses após a radioterapia na dose de 5mg 3 vezes ao dia. Outros tratamentos ainda necessitam de mais estudos, como o Betanecol ou o Antoletritione, a acupuntura, extratos salinos lisados, etc.

Referência:

Coimbra, F. Xerostomia, etiologia e tratamento. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial, Volume 50, N°3, 2009

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum