Diagnóstico e Tratamento do LES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diagnóstico e Tratamento do LES

Mensagem  Luis Fernando em Dom Nov 24, 2013 7:49 pm

O que é LES?
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória crônica, multissistêmica, de natureza autoimune e cuja etiologia ainda é desconhecida. Possui manifestações clínicas variadas (polimórficas), incluindo períodos de exacerbação e de remissão. É uma doença rara – 14 a 50/100.000 habitantes – e apresente preferência por mulheres (9:1).

Diagnóstico
O diagnóstico é realizado à partir dos critérios do Colégio Americano de Reumatologia. O diagnóstico é confirmado quando o paciente tem pelo menos 4 dos 11 critérios. Apesar desses critérios serem bem estabelecidos, podem existir formas de LES que não se encaixam neles, embora isso raramente ocorra. Os critérios são:
1) Eritema malar: lesão eritematosa fixa em região malar, plana ou em relevo.
2) Lesão discoide: lesão eritematosa, infiltrada, com escamas queratóticas aderidas a tampões foliculares, que evolui com cicatriz atrófica e discromia.
3) Fotossensibilidade: exantema cutâneo como reação não-usual à exposição à luz solar, de acordo com a história do paciente ou observado pelo médico.
4) Úlcera orais/nasais: úlceras orais ou nasofaríngeas, usualmente indolores.
5) Artrite: não-erosiva, envolvendo duas ou mais articulações periféricas, caracterizada por dor e edema ou derrame articular.
6) Serosite: pleuris (caracterizada por história convincente de dor pleurítica, atrito auscultado pelo médico ou evidência de derrame pleural) ou pericardite (documentado pelo ECG, atrito ou evidência de derrame pericárdico).
7) Comprometimento renal: proteinúria persistente (> 0,5 g/dia ou 3+) ou cilindrúria anormal.
8 ) Alterações neurológicas: convulsão (na ausência de outras causas) ou psicose (na ausência de outras causas).
9) Alterações hematológicas: anemia hemolítica ou leucopenia (menor que 4.000/mm³ em duas ou mais ocasiões) ou linfopenia (menor que 1.500/mm³ em duas ou mais ocasiões) ou plaquetopenia (menor que 100.000/mm³ na ausência de outras causas).
10) Alterações imunológicas: anticorpo anti-DNA nativo ou anti-Sm ou presença de anticorpo antifosfolípide com base em:
a. Níveis anormais de IgG ou IgM anticardiolipina;
b. Teste positivo para anticoagulante lúpico; ou
c. Teste falso-positivo para sífilis, por, no mínimo, seis meses.
11) Anticorpos antinucleares: título anormal de anticorpo antinuclear por IFI ou método equivalente, em qualquer época, e na ausência de drogas conhecidas por estarem associadas à síndrome do Lúpus induzido por drogas.
*A pesquisa do FAN possui alta sensibilidade (> 95%), então, apesar de não específico para LES, serve como triagem, já que os resultados negativos são altamente improváveis de o paciente ter LES.

Tratamento
Como medidas gerais do tratamento de LES estão a informação ao paciente sobre a evolução da doença e apoio psicológico, restrição de exercícios físicos nos períodos de exacerbação e controle dos fatores de risco cardiovascular, como glicemia, HAS, dislipidemia, obesidade e tabagismo.
O tratamento é individualizado e direcionado de acordo com o acometimento de órgãos e sistemas. Independente do órgão afetado, o uso de sulfato de hidroxicloroquina é indicado com a finalidade de reduzir a atividade da doença e de evitar período de exacerbações. Outros medicamentos utilizados são os corticoides, de preferência a prednisona, que deve ser usado na menor dose possível. O metrotrexato e a azatioprina também podem ser utilizados no caso de complicações da doença.

Referências
BORBA, E.F; LATORRE, L.C.; BRENOL, J.C.T.; et al. Consenso de Lúpus Eritematoso Sistêmico. Revista Brasileira de  Reumatologia, v. 48, n.4, p. 196-207, 2008.
CECIL, R.L. Tratado de Medicina interna. 23ª ed. Rio de Janeiro : Editora Elservier, 2009.

Luis Fernando

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/09/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum