Tratamento e Profilaxia da Anemia ferropriva em Pediatria - diferentes formas farmacêuticas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tratamento e Profilaxia da Anemia ferropriva em Pediatria - diferentes formas farmacêuticas

Mensagem  Gustavo F. Nascimento em Sex Dez 20, 2013 4:02 pm

Posologia e modo de uso de preparações orais para tratamento da Anemia Ferropriva:
 
Sulfato Ferroso: a dose do ferro elementar para adultos é de 120 a 200 mg/dia e a dose pediátrica é de 3 a 6 mg de ferro elementar/kg/dia, divididos em 3 tomadas.
 
Sulfato Ferroso 200 mg: contém 20% de ferro elementar (40 mg), então a dose aproximada para adultos é de uma drágea 3 a 4 vezes/dia. Administrar 30 minutos antes das refeições, preferencialmente com vitamina C, e 2 horas antes ou 4 horas após a administração de antiácidos. A duração do tratamento deve ser de 6 meses após a normalização da hemoglobina, visando à reposição dos estoques de ferro. O principal efeito colateral é a intolerância gastrointestinal.
 
Solução Oral de Sulfato Ferroso 25mg/mL frasco com 30mL: corresponde a 5mg/mL de ferro elementar (20%).  Basta efetuar os cálculos de acordo com o peso da criança (dose é 3 a 6 mg de ferro elementar/kg/dia). Lembrar que em um conta-gotas padrão 1mL corresponde a 20 gotas.
 
Xarope Sulfato Ferroso 500mg/mL frasco com 100mL: corresponde a 100mg/mL de ferro elementar (20%). Logo, deve-se efetuar os cálculos de acordo com o peso da criança (dose é 3 a 6 mg de ferro elementar/kg/dia). A vantagem desta forma farmacêutica em relação à solução é que o xarope mascara o sabor desagradável do sulfato ferroso.
 
 
 
Profilaxia da Anemia Ferropriva com Sulfato Ferroso:
 
Deve ser realizada em crianças com menos de 2 anos de idade:
 
·         Nascidas a termo: a partir do momento em que se iniciar o processo de desmame, administrara 1mg/kg/dia de ferro elementar a´te 24 meses, independente da condição socioeconômica familiar;
 
·         Prematuros: a partir do 30º dia de vida, iniciar 2 mg/kg/dia de ferro elementar durante dois meses e, a seguir, introduzir o emsmo esquerma proposto para crianças a termo;
 
·         Recém-nascidos de baixo peso (P<2500g): seguir a mesma orientação dos prematuros.

Gustavo F. Nascimento

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/12/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum