MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONDUTA EM PACIENTES MENORES DE 12 ANOS COM FIMOSE

Ir para baixo

CONDUTA EM PACIENTES MENORES DE 12 ANOS COM FIMOSE Empty CONDUTA EM PACIENTES MENORES DE 12 ANOS COM FIMOSE

Mensagem  Gustavo F. Nascimento Sex Dez 20, 2013 7:52 pm

CONDUTA EM CRIANÇAS MENORES DE 12 ANOS COM FIMOSE
 
Tranquilizar os pais e Higiene
Em pacientes menores de 12 anos com fimose congênita ou fisiológica a primeira opção de tratamento é tranquilidade e higiene Em pacientes com fimose congênita ou fisiológica, o melhor tratamento é simplesmente a observação ao longo do tempo. A conduta expectante para a fimose congênita (fisiológica) é o preferido até o momento da puberdade (12 anos de idade). Tranqüilizar os pais e a criança sobre a anatomia normal do pênis e higiene adequada (sem a necessidade de retirar à força o prepúcio) é geralmente suficiente. Limpeza de rotina do revestimento externo é desejável, mas não é necessária retrair o prepúcio fimótico para limpeza até que a separação natural do prepúcio ocorra.


Paciente com Cicatriz ou Balanite Xerótica Obliterante (BXO)


Corticoterapia tópica
Caso a criança apresente cicatriz ou balanite xerótica obliterante (BXO) além das medidas de higiene deve-se fazer uso de corticóide tópico com duração de 4 a 6 semanas de tratamento, podendo ser repetido uma vez. Como primeira escolha deve-se usar Dipropionato de betametasona tópica 0,05% duas vezes ao dia. Outra alternativa seria Triancinolona tópica 0,1% também duas vezes ao dia.


Cirurgia do prepúcio
Aqueles pacientes com fimose que não respondem à terapia com corticosteróide tópico devem ser submetidos à Circuncisão. Se o paciente ou cuidador deseja evitar o efeito cosmético da Circuncisão, mas precisa de uma intervenção cirúrgica,pode ser oferecido, como alternativa, uma Frenuloplastia. No entanto, os pacientes com BXO devem ser submetidos a circuncisão.
 
Referência
http://bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/1049/treatment/details.html#expsec-1

 

Gustavo F. Nascimento

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos