Cistos renais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cistos renais

Mensagem  Diógenes Coelho em Sex Dez 20, 2013 9:03 pm

Cistos renais são resultados de processos genéticos ou não genéticos, ocorrendo em uma grande variedade de doenças renais tanto em adultos quanto em crianças. As causas mais comuns de cistos renais evidentes ao exame radiológico em adultos são os cistos renais simples, doença autossômica dominante do rim policístico e cistos adquiridos em pacientes terminais de doença renal crônica após anos de diálise.

Cistos pequenos, comumente inferiores a 1cm de diâmetro, também ocorre no rim com a medula esponjosa, na doença autonômica recessiva do rim policístico a doença intersticial autossômica dominante do rim. Outras causas pouco comuns de cistos renais em adultos incluem a doença de von Hippel-Lindau, a esclerose tuberosa e a nefronoptisis.

Os cistos renais são categorizados como simples ou complexos, sendo os simples comumente visualizados em rins normais, com incidência aumentada de acordo com o aumento da idade. Além disso, os simples são benignos, assintomáticos e raramente necessitam de tratamento.

A classificação de Bosniak dos cistos renais é utilizada para auxiliar no diagnóstico e manejo das lesões. Sua determinação ocorre através dos achados morfológicos e característicos da tomografia computadorizada, sendo dividido em 5 categorias (I, II, IIF, III, e iV), nas quais 2 apresentam risco aumentado para lesão maligna. O manejo varia de acordo com a classificação, sendo, em alguns casos, necessário apenas acompanhamento imagenológico periódico e, em outros casos, necessária a biópsia.

As lesões mais comuns são os cistos renais simples, com incidência alta na faixa etária idosa, principalmente após os 50 anos, podendo chegar de 15 a 30% em pacientes acima dos 70 anos.

A maioria dos cistos renais não necessita de tratamento, apenas de acompanhamento imagenológico de 6 em 6 meses ou anual. Entretanto, de acordo com os sintomas, sinais, complicações e classificação de Bosniak, pode necessitar de intervenção diagnóstica severa ou curativa.

Bennett WM, Kruskal JB, Richie JP. Simple and complex renal cysts in adults. UpToDate, 2013.
Chapman AB, Rahbari-Oskoui FF, Bennett WM. Acquired cystic disease of the kidney in adults. UpToDate, 2013.

Diógenes Coelho

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/11/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum