MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manejo do paciente com fimose

Ir para baixo

Manejo do paciente com fimose Empty Manejo do paciente com fimose

Mensagem  LeopoldoFreitas Sex Jun 20, 2014 9:04 pm

Paciente de 5 anos chega para consulta para acompanhamento de fimose. Relata já ter feito uso de betametasona 0,05% MID associada a manobras de retração durante 6 meses, com melhora parcial durante o tratamento, com regressão após seu término. A questão clínica de como manejar o paciente com fimose se fez relevante nesse contexto.

Conceito de fimose

Fimose pode ser definida como a dificuldade em retrair o prepúcio completamente, podendo ser classificada em:

Fimose fisiológica ou prepúcio não retrátil: existe apenas uma dificuldade/inabilidade de retrair o prepúcio, sem outras alterações na anatomia peniana;

Fimose patológica ou fimose verdadeira: a restrição à retração se associa à presença de anel fibroso na margem livre do prepúcio.

Prevalência da fimose

A fimose ocorre na maioria dos neonatos e tende a ceder espontaneamente com a progressão da idade.

Complicações

A fimose fisiológica em si não é abordada como um problema para a criança. Não obstante, ela predispõe a certas complicações:

Fimose patológica - geralmente subsequente à manipulação traumática ou a infecções locais;

Parafimose - decorrente da tentativa de retração excessiva;

Balanopostite - na maioria dos casos é secundária à higiene precária ou ao contato com substância irritante;

Balanite xerótica obliterante - alteração atrófica idiopática do prepúcio.

Tratamento

Fimose fisiológica

Pode-se optar por conduta expectante ou por aplicação de betametasona 0,05% tópica DID, seguida de retração do prepúcio durante um minuto até o ponto em que há resistência à manobra. Um ciclo de tratamento deve durar seis meses, com a manobra de retração sendo feita a partir do 5o dia. Caso resultado insatisfatório, um novo ciclo ainda pode ser exitoso. Não há evidência sobre a eficácia de novas tentativas de tratamento.
Os pais devem ser tranquilizados quanto a alterações benignas relacionadas à fimose - cistos prepuciais, representados por nodulações, sem flogismo, ao longo do sulco balanoprepucial; balonamento transitório do pênis, que só necessita de cuidado médico caso seja necessária pressão manual para expulsão da urina - provavelmente representando uma fimose patológica.
A higiene com água tépida e sabão não irritante é recomendada como de praxe para pacientes não circuncidados
Ademais, o tratamento definitivo da fimose fisiológica é recomendado caso não haja resolução até os 10 anos de idade, visto que a partir daí pode representar um desconforto à manipulação genital.

Fimose patológica

Como abordagem inicial, recomenda-se o mesmo tratamento tópico que para a fimose fisiológica. Caso insucesso após o segundo ciclo, a circuncisão é o tratamento de escolha, permitindo alívio da disúria associada ao quadro.

Parafimose

A identificação de um prepúcio permanentemente retraído e de uma glande edemaciada constitui o achado padrão do exame físico da parafimose, com um quadro clínico doloroso para o paciente.
Medidas conservadoras - a recomendação é que se faça analgesia com infiltração local de lidocaína (sem adrenalina) sempre que necessário, com aplicação de gelo e/ou de solução hipertônica local (açúcar, manitol, dextrose), na média por um período de 45min; caso a parafimose não ceda com essa medida conservadora, segue-se à tentativa de redução manual da fimose - pressionando-se a glande enquanto se puxa suavemente o prepúcio - e, em caso de insucesso, tração do prepúcio com pinção de Babcock ou Adson de modo suave e contínuo;
Medidas invasivas - persistindo o quadro, realiza-se assepsia local e subsequentes perfurações com agulha de pequeno calibre ao longo de todo o anel prepucial, aliviando a pressão e permitindo a retração manual; persistindo o insucesso, deve-se fazer pequena incisão no prepúcio, permitindo a descompressão, com sutura em sequência.
A presença de obstrução urinária necessita de cateterização vesical e consulta urológica de urgência.
Cianose local contraindica a crioterapia ou o uso de solução hipertônica.
Após a redução da parafimose recomenda-se que todos os pacientes submetidos a medidas invasivas sejam encaminhados ao urologista para avaliação para necessidade de circuncisão. Parafimose recorrente é indicação formal para o tratamento definitivo.

Balanopostite

Edema, rubor, escoriação e dor na extremidade do pênis constituem a semiologia da balanopostite. A abordagem do paciente com essa condição envolve os seguintes aspectos:
Obstrução urinária - se presente, deve suscitar consulta urológica de urgência e cateterização vesical;
Dermatite da fralda - se história condizente, tratamento para candidíase com clotrimazol creme;
Higiene ruim - se detectada, diagnóstico de balanopostite inespecífica e  tratamento com banhos em solução fisiológica morna e limpeza local com soro fisiológico diariamente; uso de mupirocina DID reduz a duração dos sintomas (evitar uso de neomicina); reforçar a necessidade de higiene;
Limpeza excessiva ou contato com substância irritante - balanopostite de contato irritativa, com aplicação de hidrocortisona 1% por 1 semana e restrição do contato com irritantes, incluindo sabão;
Uso recente de fármacos - pode estar associado ao quadro, em especial se presença de erupções em um mesmo local do pênis quando de múltiplos contatos com a droga; mesma conduta que a balanopostite de contato;
Faringoamigdalite, sexo oral, exsudato - assume-se etiologia estreptocócia, com tratamento por betalactâmico de boa penetração cutânea: pode-se usar penicilina G IM, não obstante amoxicilina-clavulanato tenha melhor concentração na pele e cobertura para estafilococo, possivelmente implicado;
Corrimento uretral - assume etiologia anaeróbia, com tratamento com metronidazol 15-53mg/kg/dia MID 1 semana; em crianças, deve-se investigar abuso sexual.
A recomendação norteamericana envolve pesquisa de agente etiológico, mas presumi que, exceto em casos recorrentes ou resistentes ao tratamento, isso não seja custo-efetivo em nossa realidade.

Balanite xerótica obliterante

Caso se encontre placas escleróticas e atróficas no prepúcio, suspeita-se de balanite xeróctica obliterante, que pode evoluir com fimose patológica e obstrução do meato uretral. Desse modo, indica-se avaliação para circuncisão o mais rápido o possível.

Outras condições que devem ser abordadas cirurgicamente

Associação com anormalidades do meato uretral e das vias urinárias, ITU de repetição e/ou cicatriz renal pós-infecciosa devem levar a retirada do prepúcio.

Conduta no paciente

De acordo com o exposto, deve-se recomendar novo ciclo de betametasona 0,05% DID e manobras de retração por mais 6 semanas. Para caso de ausência de resultado, a mãe deve ser tranquilizada desde já para a benignidade da condição de seu filho, com recomendações sobre higiene e necessidade de consulta médica na vigência das complicações supracitadas ou de persistência do quadro até a 2a década de vida.

As fontes consultadas foram UptoDate, Dynamed e a Diretriz de Cirurgia Peniana da SBU

LeopoldoFreitas

Mensagens : 11
Data de inscrição : 11/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos