Monitoramento do paciente com gota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Monitoramento do paciente com gota

Mensagem  Camila Salomao em Dom Jun 22, 2014 1:12 pm

Monitoramento do paciente com gota:

Monitoramento

Os pacientes devem ser monitorados para ataques recorrentes, pelo desenvolvimento de tofo e por alterações radiográficas.

Em pacientes administrando agentes redutores do ácido úrico, acompanhamento dos níveis de ácido úrico a cada 1 a 3 meses inicialmente e então a cada 6 meses (nível alvo <357 micromol/L ou <6 mg/dL).

Os pacientes devem ser monitorados para efeitos adversos dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e colchicina, principalmente se forem utilizados durante períodos prolongados. Para os AINEs, colchicina e alopurinol, o hemograma completo, exames da função renal e testes de função hepática devem ser realizados a cada 3 a 6 meses.

Quando iniciar o alopurinol, os pacientes devem ser minuciosamente monitorados para a síndrome de hipersensibilidade (eosinofilia, dermatite e insuficiência multissistêmica).

O uso de longo prazo da colchicina pode estar associada com a neuromiopatia. A probenecida pode aumentar o risco de nefrolitíase.

A maioria dos medicamentos acima, e principalmente o alopurinol, apresentam interações medicamentosas que podem precisar de ajustes da posologia do medicamento.

Instruções ao paciente
Alimentos que possuem um alto teor de purina (ou seja, bebidas alcoólicas, frutos do mar e miúdos) foram associados com um risco maior de ácido úrico elevado e gota. [2]

A redução da ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, reduz os riscos de gota. [30]

A redução da ingestão de frutos do mar e carne auxilia a reduzir o grau.

A redução da ingestão de vegetais ricos em purina (ou seja, aspargo, espinafre e cogumelos) não parece afetar os níveis de ácido úrico.

Os laticínios reduzem o risco de gota.

Fonte:
http://brasil.bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/13/follow-up/recommendations.html

Camila Salomao

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/04/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum