MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Catarata em pacientes idosos

2 participantes

Ir para baixo

Catarata em pacientes idosos Empty Catarata em pacientes idosos

Mensagem  Marina Letícia Ter Set 09, 2014 9:52 pm

Ao atender uma paciente com 88 anos de idade, portadora de DM II, HAS, DRC e que afirma diagnóstico que catarata fiquei na dúvida sobre a indicação cirúrgica para a paciente devido seu quadro clínico. Ao pesquisar na literatura (artigos) não encontrei nada que falasse sobre contra-indicações para cirurgia de catarata. Fiz um breve trecho sobre catarata, baseado no material do Medcurso.

A catarata é caracterizada pelo opacidade progressiva do cristalino, parcial ou total da visão. O mecanismo causador da catarata não é conhecido, mas certamente tem a ver com o envelhecimento. Parece que o estresse oxidativo constante promove a degeneração das proteínas cristalinas, que aumentam de tamanho e perdem as suas propriedades que garantem a transparência da lente. Não existe tratamento clínico para catarata, sendo a única opção a cirurgia, de caráter curativo. Indicação cirúrgica hoje: a catarata deve ser operada quando o paciente julgar que a doença está limitando as atividade que ele precisa ou deseja realizar.

Marina Letícia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Catarata em pacientes idosos Empty Tipos de intervenções cirúrgicas para a catarata

Mensagem  Vanessa Cristine Dom Set 14, 2014 7:30 pm

Ei Marina, tudo bem?
Você chegou a pesquisar quais seriam as modalidades de intervenção cirúrgica para a catarata e se haveria algum tipo de indicação de acordo com a faixa etária e/ou comorbidades, por exemplo?
Abraço!
Vanessa Cristine
Vanessa Cristine

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos