Quando o resultado do laudo do exame de mamografia é BI-RADS®III. Qual a conduta a ser tomada?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quando o resultado do laudo do exame de mamografia é BI-RADS®III. Qual a conduta a ser tomada?

Mensagem  Natália Corrêa em Sab Out 04, 2014 7:04 am

Quando o médico relator atribui BI-RADS®III ao exame significa que ele encontrou algo no exame que quase com certeza é benigno. Para pacientes que se enquadram nessa categoria, habitualmente é recomendado apenas um acompanhamento com o mesmo exame em seis meses. É comum, ao descrever achados BI-RADS®III, usar-se a expressão "achado provavelmente benigno". Esse termo não deve trazer insegurança à paciente. Na verdade, a chance de um achado classificado como BI-RADS®III ser câncer é mínima, menor do que 2%. Além disso, já foi provado que nesses casos, mesmo que a lesão venha a ser um dos raros casos de câncer que não parece ser câncer (um verdadeiro "lobo em pele de cordeiro"), na grande maioria das vezes após seis meses a doença estará em fase curável, sem que haja prejuízo para a saúde da paciente. Vale enfatizar que o acompanhamento semestral é considerado seguro no mundo todo para esses casos, e baseado em amplos dados de pesquisas clínicas. Dessa forma, deve-se recomendar a paciente uma nova realização do exame 6 meses após o último exame.

LUNA, M. O novo BI-RADS. Chicago. 4ª edição. 2003. Acesso em:< http://www.sbmastologia.com.br/artigos/breastimaging.pdf>. Acesso em: 03 de setembro de 2014.

Como interpretar o resultado do seu laudo. Sociedade Brasileira de Mastologia. Disponível em:<http://www.sbmastologia.com.br/cancer-de-mama/rastreamento-diagnostico-cancer-de-mama/como-interpretar-resultado-do-seu-laudo-2.htm>. Acesso em: 03 de setembro de 2014.

Natália Corrêa

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum