MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bursite Trocantérica

Ir para baixo

Bursite Trocantérica  Empty Bursite Trocantérica

Mensagem  lufaglima Sáb Out 18, 2014 10:13 pm

Etiologia: Grande parte dos casos é atribuída a microtraumatismos repetitivos em que a musculatura inserida no grande trocanter sofre degeneração e, posteriormente, um processo inflamatório secundário da bursa. Obesidade, pés planos, processos degenerativos na coluna lombar, artrose ipsilateral do joelho, membros inferiores com tamanhos diferentes e artrose do quadril ipsilateral ou contralateral são as causas mais comuns desse mecanismo.
Quadro Clínico: acomete principalmente mulheres entre a 4ª e 6ª década de vida, a dor peritrocantérica é a principal queixa, podendo irradiar para a face anterior e lateral da coxa. Dor intensa é referida em durante a palpação do trocanter com o quadril em flexão, adução e rotação interna, ou ainda em abdução do quadril contra a resistência. Estalidos podem ser percebidos nas manobras. O traumatismo na face lateral do quadril é referido em 23% dos pacientes.
Diagnóstico: Essencialmente clínico, porém em alguns casos pode ser necessário RNM (exame de escolha), ou ainda Rx (demonstra irregularidade e rarefação trocantérica) e cintilografia (aumento da captação na região trocantérica).
Diagnóstico Diferencial: necrose avascular da cabeça femoral e artrose primária do quadril.
Tratamento: Inicialmente conservador - Repouso + AINE + Exercícios de alongamento para os músculos da região do quadril
Infiltração local com corticóide
Cirurgia - bursectomia peritrocantérica (cirurgia aberta ou por artroscopia) acompanhada ou não de osteotomia para redução trocantérica.

lufaglima

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos