Ajuste de medicamentos utilizados por paciente idoso, hipertenso, com IRC, com hipotensão postural, com suspeita de ICC e com hiperpotassemia.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuste de medicamentos utilizados por paciente idoso, hipertenso, com IRC, com hipotensão postural, com suspeita de ICC e com hiperpotassemia.

Mensagem  Liliane Alves Matos em Ter Nov 11, 2014 12:33 pm

Paciente idoso, 96 anos, hipertenso, com IRC,  com hipotensão postural, com suspeita de ICC e com hiperpotassemia fazia uso dos seguintes medicamentos:
1- Losartana 50mg 1 comp BID;
2- Laxis (furosemida) 40mg 1 comp MID;
3- Espironolactona 1 comp 25 mg MID
4- Selozok (metropolol) 1 comp MID;
5- AAS 100mg 1 comp MID;
6- Sinvastatina 20mg 1 comp MID;


1- Losartana foi reduzida para 1 comp de 25mg BID.
Losartana é um fármaco que tem como mecanismo de ação o Antagonismo por Receptores AT1 da Angiotensina II (ARA II). A Losartana foi incluída na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) como segunda escolha nos casos de intolerância aos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), nas indicações:
- insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
- hipertensão arterial sistêmica.
- profilaxia de acidente cerebrovascular em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda.
- nefropatia diabética em pacientes com diabete melito tipo 2 e história de hipertensão.
Dentre os diversos efeitos adversos existentes, a losartana pode levar a hipotensão ortostática dose dependente (menor do que 0,5% com dose de 50 mg e 2% com dose de 100 mg) e também a hiperpotassemia. Por isso no caso desse paciente a dose da losartana foi reduzida a metade, passou de 100 mg/dia para 50 mg/dia.

2- Furosemida foi reduzida para 1/2 comp ou 20mg MID.
A furosemida pode ser usada para atuar como um diurético de alça, um Anti-hipertensivo ou um anti-hipercalcêmico.
Como diurético atua principalmente na porção ascendente da alça de Henle, inibindo a reabsorção de eletrólitos. Diminui a reabsorção do cloreto de sódio e aumenta a excreção de potássio no túbulo distal. Portanto, deve ser usada com cautela em paciente nefropatas com perda de potássio e em pacientes com ICC. Além disso,  os idosos são mais sensíveis aos efeitos hipotensores e eletrolítico. A furosemida foi reduzida a metade pois existe um suspeita forte de que esse paciente possui ICC e além ele esta com uma hipotensão ortostática acentuada.

3- A espironolactona foi suspensa.
A  espironolactona é um diurético poupador de potássio, portanto pode levar à hiperpotassemia. É aconselhável realizar uma periódica avaliação dos eletrólitos séricos, tendo em vista a possibilidade de hiperpotassemia, hiponatremia e uma possível elevação transitória da ureia plasmática especialmente em pacientes com distúrbios pré-existentes da função renal, para os quais a relação risco/benefício deve ser considerada.acidose metabólica hiperclorêmica reversível, principalmente na associação com hiperpotassemia, tem sido relatada em alguns pacientes com cirrose hepática descompensada, mesmo quando a função renal é normal. Pelo fato do paciente ter IRC e com hipercalemia (concentração sérica de potássio maior que 5 mEq/L) a espironolactona foi suspensa.

Referências:
1- Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Nefrologia – NIEPEN da Universidade Federal de Nefrologia e Fundação IMEPEN2; Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).Doença renal crônica em pacientes idosos.J Bras Nefrol 2009;31 (Supl 1):59-65.

2- Meghan J. Elliott MD, Paul E. Ronksley MSc, Catherine M. Clase MB MSc, Sofia B. Ahmed MD MMSc, Brenda R. Hemmelgarn MD PhD.Management of patients with acute hyperkalemia. 2010 Canadian Medical Association or its licensors.

3- Vieira Neto OM & Moysés Neto M.DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO HIDROELETROLÍTICO. Medicina, Ribeirão Preto, Simpósio: URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NEFROLÓGICAS; 36: 325-337, abr./dez. 2003.

4- Freitas V.E. Abordagem do idoso hipertenso com insuficiência cardíaca. Rev Bras Hipertens vol 10(3): julho/setembro de 2003.

Liliane Alves Matos

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/10/2014
Idade : 30

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum