Abordagem de pacientes com hematoma subungueal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Abordagem de pacientes com hematoma subungueal

Mensagem  Marília em Qua Dez 10, 2014 11:44 am

O hematoma produzido por traumatismo cego (i.e., um golpe com martelo) ou uma lesão por esmagamento que rompa os vasos sanguíneos subungueais causa dor e formação de uma área de descoloração vermelha-escura a negra junto ao leito ungueal. É necessário realizar um exame de raio X para excluir a possibilidade de fratura de falange.
Em condições nas quais a extremidade do dedo é comprimida violentamente, a contusão e o extravasamento de sangue entre a unha e a falange distal tendem a causar dor, a qual pode ser incapacitante. A drenagem do hematoma tende a aliviar a dor e a mesma deve ser realizada em hematomas menores do que 50% do tamanho do leito ungueal. Hematomas que envolvam 50% ou mais da superfície da unha estão comumente associados à laceração do leito, de forma que, nestes casos, deve-se levantar a unha com anestesia e realizar a sutura do leito.
A drenagem consiste em perfurar a unha preferencialmente sobre a lúnula (região de menor resistência) com uma agulha ou com a ponta de um bisturi 11. Não é necessária anestesia, pois a técnica não provoca dor. Após a drenagem, deve ser colocado curativo não aderente.
Caso o hematoma subungueal esteja associado a um deslocamento da unha ou fratura com deslocamento significativo, deve-se proceder à retirada da unha, reparo do leito ungueal e redução com fixação da fratura.
Fontes: CURRENT: Medicina de Emergência (Lange) - 7ED. Por C. Keith Stone,Roger L. Humpheries; Artigo: Management of fingertip injuries. Revista da AMRIGS, Porto Alegre, 52 (3): 223-230, jul.-set. 2008.

Marília

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/11/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum