MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abordagem da flatulência

Ir para baixo

Abordagem da flatulência Empty Abordagem da flatulência

Mensagem  Convidad Qua Jul 03, 2013 3:22 pm

Uma variedade de queixas gastrointestinais, como eructações, inchaço, dor abdominal, constipação ou flatulência, são comumente chamados pelo paciente de "excesso de gás", embora essa percepção seja geralmente incorreta. Quando os gases intestinais ocorrem em excesso, pode ser devido ao excesso de deglutição de ar, ao aumento da produção intraluminal por má absorção de nutrientes, à diminuição da absorção de gás devido a obstrução, ou à expansão do gás intraluminal devido a mudanças na pressão atmosférica.

FLATULÊNCIA

O volume de gás que passa pelo reto varia entre cerca de 500 a 1500 ml por dia. A freqüência de flatos liberados varia entre 10 e 20 vezes por dia em indivíduos saudáveis. A maioria dos pacientes que relatam flatulência excessiva ficam dentro desta faixa.

Embora a passagem excessiva de flatos ou seu mau cheiro possam ser fontes de embaraço para o paciente, raramente há associação com doença grave. Odor ofensivo, quando presente, pode ser devido a compostos contendo enxofre, tais como metanotiol, dimetilsulfureto e sulfeto de hidrogênio, bem como a ácidos graxos de cadeia curta, escatóis, indóis, aminas voláteis e amônia.

Uma série de fatores pode contribuir para a consciência de flatos incômodos por um paciente:

- Alteração da motilidade ou das bactérias intestinais.
- Fatores dietéticos, como um aumento da ingestão de lactose, frutose, sorbitol, amidos não digeríveis em frutas, verduras e legumes, e bebidas carbonatadas. Produtos como carne de porco, após a digestão, pode liberar traços de concentrações de gases malcheirosos.
- Fatores psicológicos que podem criar uma sensibilidade aumentada à passagem flatal normal.

Diagnóstico - A avaliação do paciente com queixa de flatulência deve ser guiada pela história e exame físico.

Flatulência de início recente associada a sintomas como perda de peso, diarreia, dor abdominal e distensão ou anorexia geralmente merece uma investigação para má absorção. Isso pode incluir exame de fezes para gordura e Giardia, teste de tolerância à lactose, sorologia para doença celíaca e radiografia de intestino delgado ou endoscopia digestiva alta. Para o paciente sem sinais de alarme, esses estudos raramente descobrem algum problema subjacente específico.

Abordagem da flatulência Dkrm



Teste do hidrogênio no ar expirado: pode ser útil na identificação ou confirmação de uma relação entre os sintomas e os alimentos específicos.

Estudos de cromatografia gasosa, que podem ajudar a identificar a fonte do "excesso de gases", determinando sua composição, geralmente são reservados para os ensaios clínicos; não são recomendados para a prática clínica de rotina.

Tratamento - Várias medidas podem ser tomadas para reduzir o incômodo pelos flatos.

- Evitação de alimentos que podem contribuir para o problema é um passo inicial. Limitar a ingestão dietética de alimentos conhecidos por serem produtores de gás, como repolho, cebola, brócolis, couve-de-bruxelas ("repolhinho"), trigo e batata, deve ser tentado como um teste terapêutico.
   
- Simeticona, que faz com que as bolhas de gás se rompam e coalesçam, é amplamente utilizada para o tratamento de queixas gasosas. No entanto, não foi demonstrada como sendo benéfica.

- O suposto valor do carvão ativado tem sido apoiado por alguns estudos e refutado por outros.

- Se há forte suspeição de supercrescimento bacteriano ou alteração da flora, um teste de duas semanas de tratamento com antibiótico pode ser útil.

- Subsalicilato de bismuto reduz o odor resultante de sulfeto de hidrogênio, bem como outros componentes pungentes dos flatos.

- Uma variedade de dispositivos externos para desodorizar os flatos, tais como almofada de carvão vegetal revestido, está comercialmente disponível. Sua eficácia não foi bem estabelecida.


Referência: http://www.uptodate.com/contents/intestinal-gas-and-bloating?detectedLanguage=en&source=search_result&translation=flatulence&search=flatulence&selectedTitle=1~150&provider=noProvider#H10

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos