MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estratificação do Risco Cardiovascular

Ir para baixo

Estratificação do Risco Cardiovascular Empty Estratificação do Risco Cardiovascular

Mensagem  freitasjlf Sex maio 29, 2015 1:41 pm

Avaliação clínica:
Deve-se obter história clínica completa, com especial atenção aos dados relevantes referentes ao tempo e tratamento prévio de hipertensão, fatores de risco, indícios de hipertensão secundária e de lesões de órgãos-alvo, aspectos socioeconômicos e características do estilo de vida do paciente e ao consumo pregresso ou atual de medicamentos ou drogas que podem interferir em seu tratamento (anti-inflamatórios, anorexígenos, descongestionantes nasais, etc). Além da medida da PA, a frequência cardíaca deve ser cuidadosamente medida, pois sua elevação está relacionada a maior risco cardiovascular.
Para avaliação de obesidade visceral, recomenda-se a medida da circunferência da cintura (CC) (IIB), dado que a medida da relação cintura–quadril não se mostrou superior à medida isolada da CC na estratificação de risco3. Os valores de normalidade da CC adotados nestas diretrizes foram os utilizados no NCEP III4 (88 cm para mulheres e 102 cm para homens).
O exame físico deve ser minucioso, buscando sinais sugestivos de lesões de órgãos-alvo e de hipertensão secundária. O exame de fundo de olho deve ser sempre feito ou solicitado na primeira avaliação, em especial em pacientes com HAS estágio 3, que apresentam diabetes ou lesão em órgãos-alvo.
No exame físico a obstrução do índice tornozelo braquial (ITB) pode ser útil. A tabela 2 traz considerações sobre o ITB.
[img]Estratificação do Risco Cardiovascular 21e5d6t[/img]
[img]Estratificação do Risco Cardiovascular 2z40g3o[/img]
[img]Estratificação do Risco Cardiovascular Bgbfyd[/img]
A investigação laboratorial básica (tabelas 3 e 4) é indicada para todos os pacientes hipertensos
A avaliação complementar é orientada para detectar lesões clínicas ou subclínicas com o objetivo de melhor estratificação do risco cardiovascular (tabela 5). Está indicada na presença de elementos indicativos de doença cardiovascular e doenças associadas, em pacientes com dois ou mais fatores de risco, e em pacientes acima de 40 anos de idade com diabetes1.
[img]Estratificação do Risco Cardiovascular 21o4f1j[/img]
[img]Estratificação do Risco Cardiovascular 2w7hiy8[/img]
[img]Estratificação do Risco Cardiovascular 2uo1c3n[/img]
[img]Estratificação do Risco Cardiovascular 14944eg[/img]
[img]Estratificação do Risco Cardiovascular 33e3a6e[/img]

freitasjlf

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos