MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Osteoporose - tratamento

Ir para baixo

Osteoporose - tratamento Empty Osteoporose - tratamento

Mensagem  Vinícius Neves Sáb maio 30, 2015 10:08 am

Paciente sexo feminino, 66 anos, chega com queixa de dores e rigidez articulares, principalmente em ambos joelhos e certa dificuldade para deambular. Hipertensa, está descompensada. Em uso crônico de amitriptilina. Refere tratamento prévio para osteoporose, já diagnosticada, mas que interrompeu porque os medicamentos lhe causavam importante cólica intestinal. Em uso de alendronato e vit D + cálcio. Em uso, ainda de HCTZ + Losartana. No que tange ao tratamento da osteoporose, tem-se como primeira linha, para mulheres pós-menopausa:

ácido alendrônico: 10 mg por via oral uma vez ao dia; ou 70 mg por via oral uma vez por semana; ou risedronato de sódio: 5 mg por via oral uma vez ao dia; ou 35 mg por via oral uma vez por semana ou ibandronato: 2.5 mg por via oral uma vez ao dia; ou 150 mg por via oral uma vez ao mês; ou 3 mg por via intravenosa uma vez a cada 3 meses; ou ácido zoledrônico: 5 mg por via intravenosa uma vez ao ano.

Os efeitos adversos dos bifosfonatos orais referem-se principalmente ao trato gastrointestinal superior e incluem dificuldade de deglutição, esofagite e úlceras gástricas. Dor articular e muscular, osteonecrose da mandíbula e fraturas atípicas do fêmur também foram relatadas.
A suplementação de cálcio e vitamina D (como ergocalciferol) destina-se a prevenir a osteoporose e a reduzir a incidência de fraturas (nível de evidência: C). O tratamento é geralmente administrado duas vezes ao dia nas refeições para otimizar a absorção. A tolerância do paciente determina a formulação de cálcio a ser administrada. Os efeitos adversos de suplementos de cálcio são principalmente gastrointestinais. Um estudo encontrou aumento moderado a grave da constipação, distensão abdominal e flatulência. Administram-se:
ergocalciferol: 700-800 unidades por via oral uma vez ao dia e
cálcio: adultos entre 51-70 anos de idade: 1200 mg/dia por via oral.

Optamos por retornar com a vit D + cálcio, pedindo pra voltar à unidade de saúde caso os sintomas relatados inicialmente retornassem. Caso não, na próxima consulta se avaliará a possibilidade de medicamento de segunda linha para tratamento da osteoporose.
(referência: BMJ)

Vinícius Neves

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos