Abordagem da dor abdominal (crônica)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Abordagem da dor abdominal (crônica)

Mensagem  GabrielaLeopoldo em Seg Jun 08, 2015 9:22 pm

Definição: A dor abdominal crônica é definida como um desconforto abdominal contínuo ou intermitente durante pelo menos 6 meses. A dor pode surgir de qualquer sistema, incluindo os tratos geniturinário, gastrointestinal e ginecológico.

Classificação
1. Crônica intermitente - Caracterizada por episódios dolorosos que duram de minutos ou horas a dias alternados com períodos assintomáticos (p. ex.: síndrome do intestino irritável, cólica ureteral, doença calculosa biliar);
2. Crônica persistente - Duração maior que sete dias sem períodos de acalmia (p. ex.: herpes zoster, câncer gástrico avançado).

A dor abdominal crônica é dividida em etiologias orgânicas e funcionais. As etiologias orgânicas possuem uma evidente causa anatômica, fisiológica ou metabólica. A dor abdominal crônica sem uma causa evidente, apesar de uma avaliação diagnóstica completa, é geralmente denominada como um transtorno funcional.

É menos provável que a dor abdominal crônica, comparada à dor abdominal aguda, revele uma patologia orgânica subjacente. A dor abdominal aguda geralmente indica uma alteração fisiológica súbita, como um órgão com cavidade perfurada ou obstruída, infecção, inflamação ou um evento isquêmico súbito.

Epidemiologia

A dor abdominal crônica é uma queixa comum na unidade básica de saúde e em clínicas subespecializadas. A prevalência da condição é desconhecida, mas os dados epidemiológicos sugerem que a incidência de dor abdominal não especificada é de 22.9 por 1000 pessoa-anos. A dor abdominal foi relatada em 25% da população adulta durante pesquisas transversais. A prevalência é a mesma entre diferentes faixas etárias, etnias e regiões geográficas.

O diagnóstico e o manejo de pacientes com dor abdominal crônica geralmente são desafiadores, e pode ser uma experiência frustrante para o médico e o paciente. Fatores que contribuem para isso incluem baixa sensibilidade da história e do exame físico, diagnóstico diferencial amplo que abrange diversas especialidades e investigação diagnóstica geralmente negativa.

Estudos epidemiológicos sugerem que a grande maioria dos pacientes com dor abdominal crônica possui transtornos gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável ou dispepsia funcional. No entanto, a dor associada a esses transtornos é inespecífica e pode assemelhar-se ou coexistir com transtornos orgânicos.

Causas mais comuns:

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
Úlcera péptica
Gastroenterite infecciosa
Deficiência de lactase
Colecistite crônica, Colelitíase crônica
Nefrolitíase
Doença inflamatória pélvica (DIP)
Síndrome do intestino irritável
Gastroparesia
Dispepsia funcional
Síndrome da dor abdominal funcional
Dor na parede abdominal crônica
Dor referida

Causas Incomuns


Doença de Crohn
Colite ulcerativa
Obstrução intestinal subaguda
Doença celíaca
Pancreatite crônica
Câncer esofágico
Câncer gástrico
Câncer colorretal
Câncer de pâncreas
Câncer hepatocelular
Colangiocarcinoma
Isquemia mesentérica crônica

Diagnóstico: anamnese+exame físico+ exames complementares ( geralmente necessários para excluir causas prevalentes/graves)

Principais exames complementares:

Urina I
A análise do exame de urina é útil na determinação do estado de hidratação e excluir doença renal severa, diabetes mellitus e infecção do trato urinário.

Testes de gravidez
Devem ser solicitados para todas as mulheres em idade fértil com dor em abdome inferior, devido à elevada prevalência de gravidez ectópica nesse contexto.

Exame radiológico simples de abdome
Em muitos centros é o exame inicial, apesar de suas grandes limitações diagnósticas.  A radiografia simples de abdome não pode, ser considerada exame de rotina na investigação da dor abdominal aguda não traumática, porque auxilia no diagnóstico de apenas algumas enfermidades. Tem maior sensibilidade nos casos de suspeita de obstrução intestinal (dilatação de alças de intestino delgado com nível hidroaéreo, edema de alças) e perfuração de víscera oca (demonstração de pneumoperitônio). Usualmente traz poucas informações em pacientes com apendicite aguda e outras causas de abdome agudo inflamatório. É importante lembrar que os achados positivos têm valor para a conduta, mas a ausência de achados radiológicos pode não ter maior significado

Exame ultra-sonográfico do abdome
Exame de escolha na avaliação de dor no quadrante superior do abdome, devido à elevada acurácia na detecção de doenças da vesícula biliar e de massas abdominais. Pode ser útil no diagnóstico de apendicite aguda e diverticulite aguda, principalmente em pacientes magros, grávidas e crianças. Nos casos em que persistir dúvida diagnóstica ou houver sinais de complicação (p. ex.: coleções intra-abdominais) a tomografia computadorizada de abdome é o exame de eleição

Tomografia computadorizada de abdome (TC)
É considerado o exame mais completo na triagem e acompanhamento de pacientes com dor abdominal aguda. É, contudo, dispendiosa e não está universalmente disponível em todos os centros, além de exigir dose relativamente alta de radiação.Permite a detecção de lesões inflamatórias (ex. pancreatite aguda, apendicite aguda), lesões neoplásicas (câncer de pâncreas, de cólon, de estômago), lesões vasculares (p. ex.: trombose de veia porta, doenças aneurismáticas) e hemorragia intra-abdominal ou retroperitoneal. A TC é o exame de escolha na suspeita de apendicite aguda ou diverticulite aguda complicada.

Referências:
Sillen W. Abdominal pain. In: Kasper DL, Brauwauld E, Fauci A. Harrison's Principles of Internal Medicine. McGraw-Hill, 2004, 16e.
http://brasil.bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/767.html
Souza, JLS et al. Dor abdominal. Revista Brasileira de Medicina São Paulo : Moreira Jr. Editora Ltda., v. 63, n. 1/2, (jan. / fev. 2006), p. 69-76. 0034-7264, (BR-CrUES) 61375

GabrielaLeopoldo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum