MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acompanhamento pós-cirurgico de CA intestinal

Ir para baixo

Acompanhamento pós-cirurgico de CA intestinal Empty Acompanhamento pós-cirurgico de CA intestinal

Mensagem  GabrielaLeopoldo Seg Jun 08, 2015 9:45 pm

Monitoramento

Apesar de tratado corretamente, seja com cirurgia adequada com ou sem quimioterapia adjunta, 30-50% dos pacientes com câncer colorretal irão recidivar e morrer devido à doença.
O acompanhamento de pacientes com cânceres de cólon e retal tratados é similar. O objetivo do acompanhamento é monitorar a presença de complicações relacionadas ao tratamento, detectar recorrências no local primário, detectar e remover pólipos colorretais metacrônicos e monitorar metástases potencialmente ressecáveis em pacientes aptos.

Sugestões de acompanhamento:

Acompanhamento intensivo [A]

Anamnese, exame físico e dosagem de antígeno carcioembrionário (CEA) a cada 3-6 meses por 3 anos após o diagnóstico e tratamento e a cada 5-12 meses no 5º e 6º ano pós cirurgia.[B]

Colonoscopia após 1 ano e depois a cada 3-5 anos para procurar novas lesões.[B]

TC de tórax e abdome a cada 6-12 meses nos primeiros 3 anos pós cirurgia devem ser considerados em pacientes com alto risco de recorrência.

Outros exames laboratoriais ou investigações radiológicas adicionais não mostraram benefícios e devem ser restritos à pacientes sintomáticos.
OBS: Apenas estudos que avaliaram CEA e imagem do fígado apresentaram redução significativa da mortalidade no pós operatório.

Referências: http://brasil.bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/258/follow-up/recommendations.html
Primary colon cancer: ESMO Clinical Practice Guidelines for diagnosis, adjuvant treatment and follow-up. Ann Oncol (2010) 21 (suppl 5): v70-v77.
doi: 10.1093/annonc/mdq168

GabrielaLeopoldo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos