MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efeitos colaterais dos antidepressivos

Ir para baixo

Efeitos colaterais dos antidepressivos Empty Efeitos colaterais dos antidepressivos

Mensagem  Convidad Dom Jul 14, 2013 2:49 pm

Os efeitos colaterais variam entre as classes e, em certo grau, entre agentes individuais (Tabelas). Afecções clínicas não-psiquiátricas concomitantes favorecem alguns agentes em relação a outros em razão de seu perfil de efeitos colaterais. Por exemplo, para pacientes com coronariopatia, indicam-se medicamentos que não reduzam a pressão arterial e não estejam associados a alterações da condução cardíaca (p.ex., bupropiona, ISRSs, mianserina).

Entre os tricíclicos, as aminas secundárias (p.ex., desipramina, nortriptilina) têm menos efeitos colaterais em comparação às aminas terciárias (p.ex., amitriptilina, imipramina). Se os tricíclicos forem selecionados para o idoso, as aminas secundárias serão preferidas por sua taxa mais baixa de efeitos colaterais anticolinérgicos.

Antidepressivos tricíclicos

Os efeitos colaterais mais freqüentes dos ATCs e tetracíclicos são: anticolinérgicos/antimuscarínicos (boca seca, constipação, visão embaçada, retenção urinária e taquicardia), cardiovasculares (bloqueio alfa-adrenérgico, hipotensão ortostática, bradiarritmias, taquicardia), anti-histaminérgicos (sedação), ganho de peso e neurológicos (mioclonias leves, crises convulsivas nas superdosagens, delírio em pacientes idosos). Portanto, os ATCs e tetracíclicos não devem ser usados por pacientes com distúrbios cardiovasculares moderados a intensos, glaucoma de ângulo estreito, hipertrofia da próstata, quando houver comprometimento cognitivo, crises convulsivas e delirium.

ISRS

Os efeitos colaterais mais freqüentes dos ISRSs são: gastrointestinais (náuseas, vômitos e diarréia), ativação/inquietação (exacerbação da inquietação, agitação, distúrbios do sono), disfunção sexual (perda da função erétil ou ejaculatória nos homens, perda da libido e anorgasmia em ambos os gêneros) e neurológicos (exacerbação de enxaqueca, cefaléias e cefaléias de tensão). Os ISRSs devem ser usados com certa cautela quando esses sintomas preexistirem e puderem ser exacerbados com o tratamento. É contra-indicado o uso de ISRSs combinados ou pouco antes/depois de tratamento com IMAO em razão do risco de síndrome serotoninérgica. Essa síndrome costuma ser resultado da interação entre inibidores irreversíveis da MAO e ISRSs, mas também pode ocorrer com outros serotoninérgicos (p.ex., clomipramina, Ltriptofano, fenfluramina, buspirona, venlafaxina, milnacipram, nefazodona e trazodona). O quadro clínico mais freqüente da síndrome serotoninérgica é de alterações do estado mental, inquietação, mioclonias, hiper-reflexia, tremores, dor abdominal, diarréia.

Os antidepressivos com menor risco de disfunção sexual são (em ordem alfabética): amineptina, bupropiona, mirtazapina, moclobemida e nefazodona

Inibidores da MAO

Os inibidores da MAO são muitas vezes evitados por causa do seu potencial para precipitar maior atividade simpática e hipertensão grave quando há ingestão concomitante de alimentos que contêm tiramina (por exemplo, queijos fermentados, cerveja, Chianti, champanhe, vinhos, molho de soja, abacate , bananas, comida estragada e qualquer peixe ou carne, defumado, fermentado). A reação hipertensiva é dose-dependente e pode ser agravada se o paciente também estiver tomando uma droga simpatomimética.

Os inibidores de MAO são melhor manejados pelo especialista com experiência no uso destes medicamentos, e não são consideradas como uma terapia de primeira linha para os doentes deprimidos.

Outros antidepressivos

A bupropiona tem um número significativamente menor de efeitos adversos sobre a disfunção sexual do que os SSRIs, e podem ser particularmente eficazes para os pacientes que estão letárgicos. Além disso, a bupropiona não está associado com o ganho de peso.
A mirtazapina, um antagonista de serotonina-norepinefrina mista, é sedativo. Ele tem uma eficácia equivalente à ISRSs e pode ter um papel no tratamento de doentes com insônia e depressão. Mirtazapina provoca maior ganho de peso do que os ISRS.
A nefazodona tem sido associado com insuficiência hepática fatal e já não está disponível em vários países.
A agomelatina não parece causar efeitos colaterais sexuais ou ganho de peso, mas pode elevar os níveis de transaminases séricas a mais de três vezes o limite superior do normal.

Referências

Diretrizes da World Federation of Societies of Biological Psychiatry (WFSBP) para tratamento biológico de transtornos depressivos unipolares, 1ª parte: tratamento agudo e de continuação do transtorno depressivo maior. Bauer M, et al. / Rev Psiq Clín. 2009;36(2):17-57

World Federation of Societies of Biological Psychiatry (WFSBP) Guidelines for biological treatment of unipolar depressive disorders, part 1: acute and continuation treatment of major depressive disorder. World J Biol Psychiatry. 2002;3(1):5-43. Review

UpToDate - Initial treatment of depression in adults.  2013 http://www.uptodate.com/contents/initial-treatment-of-depression-in-adults?detectedLanguage=en&source=search_result&translation=depression&search=depression&selectedTitle=1~150&provider=noProvider

[url=Efeitos colaterais dos antidepressivos S86j  [/url]

[url=Efeitos colaterais dos antidepressivos V6rg  [/url]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos