MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a necessidade do PPD para diagnóstico de TB ? Como é feito o teste ?

2 participantes

Ir para baixo

Qual a necessidade do PPD para diagnóstico de TB ? Como é feito o teste ?  Empty Qual a necessidade do PPD para diagnóstico de TB ? Como é feito o teste ?

Mensagem  Saulo Ribeiro de Rezende Dom Dez 01, 2013 1:51 pm

O teste tuberculínico serve como um simples método de diagnóstico para tuberculose. Uma pequena quantidade de derivado proteico purificado (purified protein derivative ou PPD) é aplicada por via intradérmica. A substância é purificada para prevenir o desenvolvimento da tuberculose no paciente em que se está fazendo o teste, mas ainda pode reagir no paciente que tem a doença.
Se o local da aplicação tornar-se vermelho e inchado com um nódulo (pápula) duro é muito provável que o paciente tenha tuberculose. Mas esse teste serve apenas de triagem, pois caso positivo serão necessários vários outros exames como radiografia torácica, cultura e exame direto (BAAR) e exames imunológicos, para confirmar o diagnóstico. Pacientes que tomaram a vacina BCG podem apresentar resultado positivo, por isso é importante a confirmação por outros métodos.
Confira como realizar o exame!
No Brasil a tuberculina usada é o PPD RT23, aplicado por via intradérmica no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, na dose de 0,1 ml, equivalente a 2 UT (Unidades de Tuberculina).

1. O teste é realizado mediante a injeção intradérmica de 0,1 ml de solução de tuberculina.
2. A área mais apropriada é o terço médio ventral do antebraço, de preferência esquerdo. Anotar na ficha do paciente o braço onde foi aplicado o PPD.
3. A injeção deve ser realizada na camada mais superficial da pele (intradérmica) visto que, caso seja realizada mais profundamente, a reação será de leitura difícil.
4. Quando a injeção é realizada corretamente, há a formação de pequena pápula pálida com aproximadamente 10 mm de largura, com aspecto de “casca de laranja” e que se mantém endurecida por cerca de dez minutos.


Leitura
O resultado deve ser avaliado após 3 a 4 dias da injeção (72 a 96 horas). A reação positiva se observa quando há uma infiltração nodular, plana e irregular (pápula), acompanhada de área eritematosa (avermelhada) de extensão mais ou menos delimitada. Deve-se medir o tamanho apenas do nódulo (pápula) com uma régua milimétrica no sentido transversal em relação ao maior eixo do braço (imagem) e anotar o resultado em mm.

Interpretação

•0-4 mm: Não reator: Indivíduo não infectado pelo M. tuberculosis ou com hipersensibilidade reduzida.
•5-9 mm: Reator fraco: Indivíduo vacinado com BCG ou infectado por M. tuberculosis ou outras micobactérias.
•≥ 10 mm: Reator forte: indivíduo infectado pelo M. tuberculosis, (doente ou não) e indivíduos vacinados com BCG nos útimos dois anos.
•Presença ou ausência de reação flictenular.

Um teste cutâneo negativo não exclui a doença em pacientes imunocomprometidos e pacientes com tuberculose avançada podem ser anérgicos (não reagir). Pacientes vacinados com BCG poderão ter o teste positivo. Um teste tuberculínico negativo não pode ser o único critério para excluir o diagnóstico de tuberculose.

Bibliografia
STATENS SERUM INSTITUT. Tuberculina PPD RT 23 para Teste de Mantoux. MS. Instrução de Uso do Fabricante.
JACOBS, D. S. et al. Laboratory Test Handbook. Hudson Cleveland, Lexi-Comp, 3ª Ed. 1994.
Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Manual Técnico para o Controle da Tuberculose. 2002.











Saulo Ribeiro de Rezende

Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a necessidade do PPD para diagnóstico de TB ? Como é feito o teste ?  Empty teste

Mensagem  Rodrigo Pastor Qua Dez 18, 2013 12:24 pm

testeslllllll

Rodrigo Pastor

Mensagens : 23
Data de inscrição : 13/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos