MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prolapso de órgãos pélvicos (POP)

Ir para baixo

Prolapso de órgãos pélvicos (POP) Empty Prolapso de órgãos pélvicos (POP)

Mensagem  Convidad Seg Jul 15, 2013 8:43 pm

O POP é uma saliência ou protrusão dos órgãos e dos segmentos vaginais associados para dentro da vagina ou através dela. É um problema comum e de alto custo nas mulheres idosas. Estudos coordenados pela Women´s Health Initiative relataram uma associação significativa do parto vaginal como fator de risco ao prolapso. Demonstraram que mulheres com pelo menos 1 parto vaginal mostraram o dobro da probabilidade de POP em relação às mulheres nulíparas. Outro estudo demonstrou que o prolapso duplica a cada década de vida entre 20 e 59 anos. Outros fatores associados incluem história de histerectomia, obesidade, história de cirurgias anteriores para correção de prolapso e raça.
O POP resulta do enfraquecimento das estruturas de sustentação, causado por verdadeiras rupturas ou descontinuidades, por disfunção neuromuscular ou por ambas.
 
Definições:
 
§  Retocele: protrusão do reto para a luz vaginal resultante da fraqueza da parede muscular do reto e do tecido muscular e conjuntivo paravaginal.
§  Cistocele: herniação da bexiga pela parede anterior da vagina. Em geral ocorrem por enfraquecimento do tecido muscular e conjuntivo pubocervical na linha mediana ou quando se solta de seus pontos de fixação laterais ou superiores.
§  Enterocele: herniação do peritônio e do intestino delgado. Causado por descenso entre os ligamentos uterossacros e o espaço retovaginal.
§  Prolapso Uterino: protrusão descendente do colo e do útero para o introito. Resulta da má sustentação apical do ligamento cardinal ou uterossacro.
 
Sintomas:
Os POPs costumam ser acompanhados por sintomas de disfunção miccional, como incontinência urinária, sintomas obstrutivos, urgência e polaciúria e, em caso extremo, retenção urinária e comprometimento renal com dor e anúria. Outros sintomas são dor pélvica,  problamas na defecação (por exemplo diarréia, constipação, tenesmo, incontinência fecal), dor nas costas e no flanco, desconforto pélvico difuso e dispareunia.
Em geral, a escolha do tratamento depende da intensidade dos sintomas e do grau de prolapso compatível com a saúde geral e o nível de atividade da paciente.
 
Classificação:
A quantificação do prolapso é realizada por meio do POP-Q, uma classificação internacionalmente reconhecida e preconizada pela Sociedade Internacional de Continência (ICS).
Sistema de quantificação do prolapso de órgão pélvico (POP-Q).
Estágio 0 – Sem descida de estruturas pélvicas durante manobra de esforço.
Estágio I – A superfície mais distal do prolapso localiza-se 1 cm acima da abertura vaginal.
Estágio II – A superfície mais distal do prolapso estende-se a partir de 1 cm acima até 1 cm abaixo da abertura vaginal.
Estágio III – O prolapso estende-se entre 2 a 3 cm abaixo da abertura vaginal, mas não há eversão completa vaginal.
Estágio IV – A vagina encontra-se completamente evertida.

 

Bibliografia:

Berek, JS, Novak. Tratado de ginecologia. Ed. Guanabara Koogan, 13ªed, 2005. Cap 24, 663-671.
Pagnoncelli A, et al. Sumário de Evidências e Recomendações para Emprego de Tela na Cirurgia de Prolapso de Parede Vaginal Anterior e Posterior. Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Porto Alegre, Agosto de 2008.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos