Características do sopro inocente

Ir em baixo

Características do sopro inocente

Mensagem  Convidad em Qui Jul 11, 2013 2:56 pm

Características do sopro inocente


O sopro sistólico está presente em até 60% dos pacientes, com 90% estando associado a um ecocardiograma normal. Estes sopros inocentes (ou benignos) são tipicamente ejetivos e mesossistólicos (tabela abaixo). A "inocência" de um sopro ejetivo mesossistólico não deve depender da duração e intensidade do sopro, mas da ausência de outros achados anormais. Mesmo um pequeno sopro ejetivo mesossistólico de pequeno grau (na escala I a VI) pode não ser inocente se coexistirem achados, como uma B2 anormal.
Um sopro curto e vibratório (sopro de Still) pode ser ouvido sobre o precórdio em crianças, sem existir qualquer outra anormalidade. Acredita–se que o sopro surja de vibrações dos anexos dos folhetos da válvula pulmonar.
Outro sopro ejetivo mesossistólico inocente, que pode ser ouvido em crianças e adultos jovens, é mais ouvido sobre o segundo espaço intercostal esquerdo. Acredita-se que este sopro origine-se a partir de vibrações do tronco pulmonar.
Em pacientes com a síndrome das costas retas que têm um reduzido diâmetro ântero-posterior do tórax, um sopro ejetivo mesossistólico superficial é ouvido sobre o segundo espaço intercostal esquerdo. O mecanismo do sopro permanece incerto.

Referência: Uptodate - Auscultation of cardiac murmurs. Kanu Chatterjee, MB, FRCP, FCCP, FACC, MACP. (last updated: Set 28, 2012).

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum