MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Características do sopro inocente

Ir para baixo

Características do sopro inocente Empty Características do sopro inocente

Mensagem  Convidad Qui Jul 11, 2013 2:56 pm

Características do sopro inocente


O sopro sistólico está presente em até 60% dos pacientes, com 90% estando associado a um ecocardiograma normal. Estes sopros inocentes (ou benignos) são tipicamente ejetivos e mesossistólicos (tabela abaixo). A "inocência" de um sopro ejetivo mesossistólico não deve depender da duração e intensidade do sopro, mas da ausência de outros achados anormais. Mesmo um pequeno sopro ejetivo mesossistólico de pequeno grau (na escala I a VI) pode não ser inocente se coexistirem achados, como uma B2 anormal.
Um sopro curto e vibratório (sopro de Still) pode ser ouvido sobre o precórdio em crianças, sem existir qualquer outra anormalidade. Acredita–se que o sopro surja de vibrações dos anexos dos folhetos da válvula pulmonar.
Outro sopro ejetivo mesossistólico inocente, que pode ser ouvido em crianças e adultos jovens, é mais ouvido sobre o segundo espaço intercostal esquerdo. Acredita-se que este sopro origine-se a partir de vibrações do tronco pulmonar.
Em pacientes com a síndrome das costas retas que têm um reduzido diâmetro ântero-posterior do tórax, um sopro ejetivo mesossistólico superficial é ouvido sobre o segundo espaço intercostal esquerdo. O mecanismo do sopro permanece incerto.

Referência: Uptodate - Auscultation of cardiac murmurs. Kanu Chatterjee, MB, FRCP, FCCP, FACC, MACP. (last updated: Set 28, 2012).

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos