MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Neuropatias compressivas de membros inferiores

Ir para baixo

Neuropatias compressivas de membros inferiores Empty Neuropatias compressivas de membros inferiores

Mensagem  Leonardo Panzera Sáb Dez 06, 2014 9:15 am

Em pesquisa realizada no BJM (Best Practice), foram encontradas as seguintes informações:

Avaliação de mononeuropatia dos membros inferiores

Compressiva

Plexopatias lombossacrais compressivas

-As neuropatias envolvendo o plexo lombossacral são incomuns, mas podem mimetizar uma mononeuropatia. As causas incluem a compressão causada por tumores sólidos, abscesso, hematoma ou malignidades infiltrantes.

Radiculopatias lombossacrais compressivas

-Embora não seja normalmente considerada uma mononeuropatia, as lesões radiculares podem mimetizar tais distúrbios e precisam ser consideradas no diagnóstico. As raízes nervosas inferiores de L5/S1 e, em seguida, as de L4/5 são mais comumente afetadas. As causas mais comuns são hérnia de disco e alterações degenerativas crônicas. Os tumores metastáticos também podem causar compressão aguda da raiz nervosa e devem ser considerados em pacientes com malignidade primária conhecida.

Neuropatia peroneal

-É a mononeuropatia mais comum que afeta os membros inferiores, geralmente manifestando-se como pé pendente. Mais frequentemente, o nervo é lesionado no colo fibular devido à compressão (por exemplo, posicionamento cirúrgico, cruzamento de pernas ou trauma).

-O nervo peroneal é originado nas raízes nervosas de L4-S1. Essas fibras se estendem pelo plexo lombossacral e finalmente pelo componente dorsal do nervo ciático. No nervo ciático, as fibras do nervo peroneal comum se separam das fibras tibiais. Perto do colo fibular, o nervo peroneal comum se divide em seus ramos terminais, os nervos peroneais superficial e profundo. As neuropatias peroneais profundas isoladas são menos comuns.

Meralgia parestésica

-Causada pela compressão do nervo cutâneo femoral lateral. Esse nervo é originado nas raízes de L2/L3 e se estende ao redor da borda pélvica, saindo anteriormente à espinha ilíaca, antes de passar sob o ligamento inguinal. O nervo cutâneo femoral lateral é o responsável pela sensibilidade cutânea ao longo da região anterolateral da coxa.

-Frequentemente observada em pessoas com sobrepeso, mas os pacientes que usam roupas apertadas e trabalhadores que usam cinto pesado de ferramentas também apresentam risco.

Neuroma de Morton (metatarsalgia)

-É uma fonte de dor no pé relativamente comum, causada por fibrose perineural de um nervo intermetatarsal. A dor geralmente está localizada na base do terceiro e quarto pododáctilos.

Neuropatia do obturador

-As neuropatias do obturador isoladas são mais comumente observadas em mulheres que se submeteram a procedimentos obstétricos/ginecológicos.

Neuropatia ciática

-O nervo ciático se origina das raízes nervosas de L4-S2 e do plexo lombossacral antes de sair da pelve pelo forame ciático maior.

Neuropatia tibial

-O nervo tibial se origina da divisão ventral do nervo ciático e desce até o nível do maléolo medial, onde se estende sob o retináculo dos flexores. O nervo tibial distal se divide depois em 3 a 4 ramos. Os nervos sensoriais calcâneos medial e lateral são somente sensoriais sendo responsáveis pela sensibilidade do calcanhar. Os nervos plantares medial e lateral contêm fibras motoras e sensoriais que inervam as porções medial e lateral da sola, respectivamente. O nervo tibial raramente está envolvido de forma isolada. Quando há envolvimento, ele geralmente ocorre na porção distal, no nível do tornozelo.

Síndrome do túnel tarsal (neuropatia tibial distal)

-Compressão do nervo tibial na passagem pelo túnel do tarso (retináculo dos flexores, na face medial do tornozelo). Ela se manifesta mais frequentemente como dor perimaleolar.

Mononeuropatia femoral

-O nervo femoral é derivado do plexo lombar, que se origina nas divisões posteriores das raízes nervosas de L2, L3 e L4. Isso pode resultar em fraqueza durante a caminhada e quedas provocadas pela instabilidade do joelho.

Neuropatia hereditária com predisposição a paralisia por pressão (NHPP)

-A NHPP é uma condição incomum, mas predominantemente hereditária, secundária à deleção do PMP 22 no cromossomo 17. Ela produz episódios recorrentes e remitentes de neuropatias por compressão indolores nos locais comuns de encarceramento (por exemplo, neuropatia peroneal na cabeça fibular).

Lesão no nervo periférico

-A lesão de nervos periféricos é uma causa importante de mononeuropatias dos membros inferiores compressivas. A lesão pode ser causada por trauma ou cirurgia.

Referências:
1-Preston DC, Shapiro BE. Electromyography and neuromuscular disorders: clinical-electrophysiologic correlations. Boston, MA: Butterworth-Heinemann; 1998.
2- Katirji B. Peroneal neuropathy. Neurol Clin. 1999;17:567-591.
3- Katirji MB, Wilbourn AJ. Common peroneal mononeuropathy: a clinical and electrophysiologic study of 116 lesions. Neurology. 1988;38:1723-1728.
4- Oh SJ, Meyer RD. Entrapment neuropathies of the tibial (posterior tibial) nerve. Neurol Clin. 1999;17:593-615.

Leonardo Panzera

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos