MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Investigação inicial de menometrorragia em paciente com fatores de risco para CA endometrial

Ir para baixo

Investigação inicial de menometrorragia em paciente com fatores de risco para CA endometrial Empty Investigação inicial de menometrorragia em paciente com fatores de risco para CA endometrial

Mensagem  GabrielaLeopoldo Qui Abr 02, 2015 2:36 pm

Principais causas de sangramento: Câncer cervical; Disfunção tireoidiana; Aborto espontâneo; Doença inflamatória pélvica (DIP);Endometrite; Mioma uterino ;Pólipo endometrial; Pólipo cervical; Ectrópio; Síndrome do ovário policístico; Sangramento uterino disfuncional


Fatores de risco fortes para CA endometrial:

obesidade
idade >50 anos
hiperplasia endometrial
estrogênio endógeno sem oposição
estrogênio exógeno sem oposição
uso de tamoxifeno
história familiar de câncer de endométrio
história familiar de câncer de mama ou câncer do ovário
história familiar de câncer do cólon hereditário sem polipose (síndrome de Lynch)
história familiar de síndromes do PTEN
radioterapia

Principal fator diagnóstico para CA endometrial: sangramento pós menopausa ( Cerca de 5% a 10% das mulheres com sangramento vaginal pós-menopausa (SVP) terão câncer de endométrio). A menstruação ou sangramento vaginal anormal em uma mulher na pré-menopausa (incomum) é particularmente significativo em grupos de alto risco, como mulheres com uma história familiar.Pode variar de uma simples menorragia a um padrão de sangramento totalmente desorganizado.

Primeiros exames a serem solicitados:

Hemograma: avaliar presença de anemia

Ultrassonografia pélvica (transvaginal): Um espessamento endometrial menor que 5 mm exclui a maioria das patologias endometriais (95% de limite de confiança, 5.5%) em mulheres com sangramento vaginal pós-menopausa (SVP).Pode identificar outras causas de SVP, como um pólipo.

Citologia de Colo Uterino: Usado principalmente para o rastreamento de displasia colo de útero. Não é um exame de rastreamento para câncer de endométrio; todavia, em cerca de 50% dos casos, pode identificar anormalidades em locais mais altos no trato genital. É significativo especialmente para mulheres com mais de 40 anos. A identificação de células glandulares atípicas na citologia de colo de útero requer avaliação imediata com uma amostragem endometrial.

Fonte: http://bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/658.html

GabrielaLeopoldo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos