Diagnóstico de Retardo Mental no adulto
MEDICINA UFOP :: 2013-1 :: Otávio
Página 1 de 1
Diagnóstico de Retardo Mental no adulto
Indivíduos com Retardo Mental (RM) classicamente são identificados pelo seu quociente de inteligência (QI). O QI é avaliado por uma variedade de testes padronizados, incluindo a escala Binet-Simon ou a Escala Wechsler de Inteligência. Faixas normais de QI estão entre 90 e 120.
Além da simples determinação do QI é importante avaliar também as habilidades cognitivas e funcionais do paciente. Dessa maneira, a Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) defende um processo de avaliação de três etapas:
• Medir o quociente de inteligência,
• Avaliar o comportamento e as habilidades emocionais,
• Avaliar o impacto das limitações do indivíduo sobre a sua capacidade para gerenciar as atividades diárias.
Os critérios de diagnóstico do DSM-IV para retardo mental são constituídos com esta avaliação.
1 – Inteligência menor do que a média (QI<70);
2 - Mais problemas do que seria esperado para a idade e grupo cultural em duas ou mais das seguintes áreas:
• Comunicação;
• Cuidado próprio;
• Tarefas domésticas;
• Habilidades sociais e interpessoais;
• Uso de recursos comunitários;
• Auto-gestão
• Habilidade acadêmica;
• Trabalho;
• Tempo livre;
• Saúde;
• Segurança;
3 – Início antes dos 18 anos.
Utilizando critérios DSM IV a segunda etapa é contemplada nessa avaliação. Associando condições médicas gerais que causaram RM estará contemplada a terceira etapa de avaliação.
Na infância a grande maioria das pessoas com RM não apresentam dificuldades, as limitações se tornam aparentes quando na escola são desafiados por aprendizados mais complexos.
O Retardo Mental é classificado como leve (QI 50-69), moderado (QI 35-49), grave (QI 20-34) ou profunda (QI <20). Muitos adultos com RM leve conseguem conviver bem socialmente e serem independentes. No entanto, aqueles com QI abaixo de 50 (10% a 12%) requerem significativa ajuda para a realização de atividades da vida diária.
Referência:
Baldor, R. Primary care of the adult with intellectual disability (mental retardation). UpToDate. 2013. Disponível em: <http://www.uptodate.com/contents/primary-care-of-the-adult-with-intellectual-disability-mental-retardation?detectedLanguage=pt&source=search_result&translation=diagnosis+of+mild+mental+retardation+in+adults&search=Diagn%C3%B3stico+de+Retardo+mental+leve+em+adultos&selectedTitle=1~150&provider=google. Acesso em: 13/07/2013
Além da simples determinação do QI é importante avaliar também as habilidades cognitivas e funcionais do paciente. Dessa maneira, a Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) defende um processo de avaliação de três etapas:
• Medir o quociente de inteligência,
• Avaliar o comportamento e as habilidades emocionais,
• Avaliar o impacto das limitações do indivíduo sobre a sua capacidade para gerenciar as atividades diárias.
Os critérios de diagnóstico do DSM-IV para retardo mental são constituídos com esta avaliação.
1 – Inteligência menor do que a média (QI<70);
2 - Mais problemas do que seria esperado para a idade e grupo cultural em duas ou mais das seguintes áreas:
• Comunicação;
• Cuidado próprio;
• Tarefas domésticas;
• Habilidades sociais e interpessoais;
• Uso de recursos comunitários;
• Auto-gestão
• Habilidade acadêmica;
• Trabalho;
• Tempo livre;
• Saúde;
• Segurança;
3 – Início antes dos 18 anos.
Utilizando critérios DSM IV a segunda etapa é contemplada nessa avaliação. Associando condições médicas gerais que causaram RM estará contemplada a terceira etapa de avaliação.
Na infância a grande maioria das pessoas com RM não apresentam dificuldades, as limitações se tornam aparentes quando na escola são desafiados por aprendizados mais complexos.
O Retardo Mental é classificado como leve (QI 50-69), moderado (QI 35-49), grave (QI 20-34) ou profunda (QI <20). Muitos adultos com RM leve conseguem conviver bem socialmente e serem independentes. No entanto, aqueles com QI abaixo de 50 (10% a 12%) requerem significativa ajuda para a realização de atividades da vida diária.
Referência:
Baldor, R. Primary care of the adult with intellectual disability (mental retardation). UpToDate. 2013. Disponível em: <http://www.uptodate.com/contents/primary-care-of-the-adult-with-intellectual-disability-mental-retardation?detectedLanguage=pt&source=search_result&translation=diagnosis+of+mild+mental+retardation+in+adults&search=Diagn%C3%B3stico+de+Retardo+mental+leve+em+adultos&selectedTitle=1~150&provider=google. Acesso em: 13/07/2013
Convidad- Convidado
Tópicos semelhantes
» Diagnóstico da ICC
» Diagnóstico da Craniossinostose
» Diagnóstico de Fibromialgia
» Diagnóstico de DRGE
» Diagnóstico e Tratamento do LES
» Diagnóstico da Craniossinostose
» Diagnóstico de Fibromialgia
» Diagnóstico de DRGE
» Diagnóstico e Tratamento do LES
MEDICINA UFOP :: 2013-1 :: Otávio
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos