MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Classificação, Tratamento e DD da Rinossinute

Ir para baixo

Classificação, Tratamento e DD da Rinossinute Empty Classificação, Tratamento e DD da Rinossinute

Mensagem  Saulo Ribeiro de Rezende Dom Dez 01, 2013 1:44 pm

A classificação é temporal, relacionada com a duração e frequência do processo:
- Aguda --> duração dos sintomas até 4 semanas
- Subaguda --> 4 a 12 semanas
- Recorrente --> +3 episódios por anos
- Crônica --> Duração dos sintomas por mais de 12 semanas
- Complicada --> complicação local ou sistêmica em qualquer fase


TRATAMENTO CLÍNICO

--> Rinossinosite aguda
Não tratar a rinossinusite viral que apresenta sintomas leves e resolução espontânea. Em rinossinusites leves ou moderadas, preconiza-se a amoxicilina com duração de tratamento de 7 a 10d. Apesar de níveis crescentes de resistência bacteriana, a associação sulfametoxazol-trimetoprim pode ser utilizada em casos leves ou moderados.
A amoxicilina pode ser substituída na dependência da evolução clínica por amoxicilina em associação com o ácido clavulânico ou por uma cefalosporina de segunda (cefaclor, cefprozil, axetil-cefuroxima) ou terceira geração (cefpodoxima proxetil) por 7 a 14 dias. Novos macrolídeos (azitromicina e claritromicina) e quinolonas mais recentes (levofloxacino, gatifloxacino, moxifloxacino) em adultos podem também ser utilizados.

--> Rinossinusite crônica
Preconiza-se a utilização da amoxicilina com ác. clavulânico, a clindamicina ou a associação metronidazol com cefalosporinas de primeira ou segunda geração, ativos contra S. aureus e, anaeróbios. O tempo de tratamento dependerá das outras medidas terapêuticas, incluindo o tratamento cirúrgico, podendo ser recomendada uma duração de 3 a 5 semanas.
- Tratamento coadjuvante
Solução salina isotônica ou hipertônica podem ser utilizadas no tratamento da rinossinusite aguda ou crônica.  Não existem estudos comprovando a eficácia dos mucocinéticos no tratamento coadjuvante da rinossinusite. Podem ser utilizados, embora seus efeitos benéficos não cheguem a superar as vantagens da ingestão de água ou do uso de vapor de água que apresentam comprovado efeito mucolítico. Os vasoconstrictores tópicos podem ser utilizados com tempo restrito de até 7 dias. A utilização de vasoconstrictores sistêmicos é controversa. Se utilizados, devem ser prescritos por no máximo 6 a 7 dias.
Os corticóides sistêmicos são utilizados quando existe edema importante da mucosa nasal importante, cefaléia intensa, polipos ou quadro de sinusite alérgica ou eosinoflica não-alérgica.
Devem ser prescritos por via oral e por no máximo 7 dias. No caso em que o uso prolongado for indicado (alergia, poliposes, pós cirúrgico),
preconiza-se o uso dos tópicos.

-Tratamento cirúrgico
O principal objetivo do tratamento cirúrgico é restaurar a aeração e drenagem dos seios paranasais e do complexo óstiomeatal com o mínimo trauma possível e consequente restabelecimento da função mucociliar da mucosa acometida.

Diagnósticos Diferenciais
Rinite alérgica, IVAS, Polipose naso-sinusal, Sinusite Fúngica; Tumores do Antro maxilar.

Bibliografia
Diretriz brasileira de rinossinusite da sociedade brasileira de otorrinolaringologia

Saulo Ribeiro de Rezende

Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos