MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rinossinute aguda que não melhorou com ATB (amoxilina) por 10 dias, o que fazer?

Ir para baixo

Rinossinute aguda que não melhorou com ATB (amoxilina) por 10 dias, o que fazer? Empty Rinossinute aguda que não melhorou com ATB (amoxilina) por 10 dias, o que fazer?

Mensagem  Convidad Seg Jul 15, 2013 1:16 pm

TRATAMENTO CLÍNICO:
• A amoxicilina pode ser substituída na dependência da evolução clínica por amoxicilina em associação com o ácido clavulânico ou por uma cefalosporina de segunda (cefaclor, cefprozil, axetil-cefuroxima) ou terceira geração (cefpodoxima proxetil) por 7 a 14 dias. Novos macrolídeos (azitromicina e claritromicina) e quinolonas mais recentes (levofloxacino, gatifloxacino, moxifloxacino) em adultos podem também ser utilizados.
 Conduta mais indicada a ser prescrita no caso da nossa paciente.

EXAMES DE IMAGEM:
• A tomografia computadorizada está indicada nas sinusites crônicas ou recorrentes, nas complicações de sinusites agudas ou quando de indicação cirúrgica, devendo ser realizada de preferência após tratamento clínico.
 Não há indicação para nossa paciente em questão, uma vez, que a rinossinusite em questão não se enquadra como crônica, recorrente e não há sinais de complicação, apenas persistência do quadro inicial mesmo com uso de ATB (amoxilina).

SINAIS DE ALERTA PARA AS COMPLICAÇÕES DA SINUSITE:
• Piora importante dos sintomas e sinais de um quadro agudo após 72h de antibioticoterapia adequada, surgimento de edema e/ou eritema palpebral, cefaléia intensa com irritabilidade, alterações visuais, sinais de toxemia ou irritação meníngea.
 Não há sinais de alerta a serem considerados na nossa paciente.

TRATAMENTO COADJUVANTE:
• Solução salina isotônica ou hipertônica podem ser utilizadas no tratamento da rinossinusite aguda ou crônica.
• Não existem estudos comprovando a eficácia dos mucocinéticos no tratamento coadjuvante da rinossinusite. Podem ser utilizados, embora seus efeitos benéficos não cheguem a superar as vantagens da ingestão de água ou do uso de vapor de água que apresentam comprovado efeito mucolítico.
• Os vasoconstrictores tópicos podem ser utilizados com tempo restrito de até 7 dias.
• A utilização de vasoconstrictores sistêmicos é controversa. Se utilizados, devem ser prescritos por no máximo 6 a 7 dias.

Os corticóides sistêmicos são utilizados quando existe edema importante da mucosa nasal importante, cefaléia intensa, polipos ou quadro de sinusite alérgica ou eosinoflica não-alérgica. Devem ser prescritos por via oral e por no máximo 7 dias. No caso em que o uso prolongado for indicado (alergia, poliposes, pós cirúrgico), preconiza-se o uso dos tópicos.

Referências
Projeto Diretrizes - Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina-
Diagnóstico e Tratamento da Rinossinusite
Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia
Elaboração Final: 21 de Junho de 2001
Autoria: Sakano E, Weckx LLM, Sennes LU
Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/086.pdf

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos