MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em pacientes com DPOC exacerbado deve-se usar Amoxicilina ou outro antibiótico para o tratamento?

Ir para baixo

Em pacientes com DPOC exacerbado deve-se usar Amoxicilina ou outro antibiótico para o tratamento? Empty Em pacientes com DPOC exacerbado deve-se usar Amoxicilina ou outro antibiótico para o tratamento?

Mensagem  Convidad Dom Jun 09, 2013 10:11 am

A infecção respiratória constitui a principal causa de agudização em pacientes com DPOC. Na maioria dos casos, as características típicas de infecção pulmonar, tais como febre, leucocitose e alterações evidentes na radiografia de tórax, não estão presentes e não são imprescindíveis para o início da antibioticoterapia. A principal característica das infecções, em geral restrita à mucosa brônquica, é uma alteração no aspecto e/ou na quantidade de secreção eliminada, que passa de mucóide para purulenta e tem seu volume aumentado e se acompanha do aumento da dispnéia do paciente. Os agentes etiológicos mais comuns são: Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae, Moraxella catarrhalis e os vírus respiratórios, havendo correlação entre o estádio da doença e o agente etiológico envolvido na exacerbação.

O beta-lactêmico (amoxicilina) sozinho não é eficaz neste tratamento, deve-se associar um inibidor de beta-lactamase (clavulanato).

Em pacientes com DPOC exacerbado deve-se usar Amoxicilina ou outro antibiótico para o tratamento? Atb

Fonte: II CONSENSO BRASILEIRO SOBRE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA, JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA, VOLUME 30 - SUPLEMENTO 5 - NOVEMBRO DE 2004.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos