MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TESTES DIAGNÓSTICOS PARA ANGINA ESTÁVEL

Ir para baixo

TESTES DIAGNÓSTICOS PARA ANGINA ESTÁVEL Empty TESTES DIAGNÓSTICOS PARA ANGINA ESTÁVEL

Mensagem  Helbert Silva Sex Dez 20, 2013 5:33 pm

OBJETIVO DE APRENDIZADO: TESTES DIAGNÓSTICOS PARA ANGINA ESTÁVEL
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da doença isquêmica do miocárdio deve começar por uma boa anamnese. As características da dor torácica, o sexo, a idade do paciente e a presença dos fatores de risco para doença coronariana são fundamentais para o diagnóstico clínico. Quanto mais típica for a dor, maior nº de fatores de risco, sexo masculino e maior a idade do paciente, mais provável é o diagnóstico de doença coronariana.
1- Marcadores Bioquímicos:
A utilização de marcadores como a proteína C reativa e o peptídeo natriurético (BNP) tem nos fornecido dados confiáveis quanto ao prognóstico dos pacientes com angina estável.

2- ECG Basal:
É um exame importante na suspeita de doença coronariana, porém na maioria das vezes não confirma o diagnóstico. O ECG basal está alterado em cerca de 50% dos pacientes com angina estável. Na maioria das vezes, as alterações são inespecíficas para isquemia miocárdica, como sobrecarga de VE, bloqueio de ramo, alterações inespecíficas do segmento ST e onda T. Pacientes com infarto prévio (ás vezes silencioso) podem apresentar no ECG ondas O de necrose ou fibrose miocárdica. A presença de BRE de 3º grau normalmente é um sinal de doença coronariana extensa ou cardiopatia grave associada. As alterações isquêmicas do ECG propriamente ditas acometem o segmento ST e a onda T e são raras em pacientes com angina estável.

3- Teste Ergométrico:
Tem um grande papel no diagnóstico e na estratificações prognóstica da doença isquêmica do miocárdio, principalmente pelo fato de ser bastante acessível e o mais barato de todos os exames confirmatórios. Salvo em algumas situações específicas é considerado o exame de escolha para investigar doença coronariana.
O parâmetro mais importante é o ECG de esforço. O principal critério para isquemia miocárdica esforço-induzida é o infradesnível do segmento ST. Quanto maior o infradesnível, maior a especificidade do teste.
Em pacientes pós-infarto agudo do miocárdio que apresentam derivações com ondas Q, é muito comum o aparecimento de supradesnível de ST durante o teste ergométrico. Este achado não tem valor diagnóstico nem prognóstico.
A melhor indicação do teste ergométrico para o diagnóstico da doença isquêmica é naqueles pacientes que apresentam sintomas duvidosos.
Limitações do teste: Se o ECG basal tiver bloqueio de ramo de 3º grau ou alterações acentuadas da repolarização ventricular (segmento ST e onda T), não será possível a interpretação do ECG de esforço. Os pacientes com problemas ortopédicos, neurológicos ou vasculares nos membros inferiores não são capazes de se exercitarem na esteira ergométrica.
Contraindicações ao teste ergométrico: fase aguda do IAM (primeiros 5 dias); angina instável nas ultimas 12h; estenose aórtica grave sintomática; cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva; ICC descompensada; HAS grave não controlada; taquiarritmias ventriculares malignas não tratadas; BAV em grau avançado.
4- Novas tecnologias:
Estão começando a ser utilizados novos exames diagnósticos como: cintilografia de perfusão miocárdica; angiotomografia coronariana; angioressonância coronariana.

REFERÊNCIAS:
• Bonow, RO et al. Braunwald’s Heart Diasease – A Textbook of Cardiovascular Medicine, 9th ed. Philadelphia: Elsevier Saunders, 2012.
• Longo, DL et al. Harrison’s Principles of Internal Medicine. 18th ed. New York: MsGraw-Hill, 2012.

Helbert Silva

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos