MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Epicondilite lateral: tratamento farmacológico

Ir para baixo

Epicondilite lateral: tratamento farmacológico Empty Epicondilite lateral: tratamento farmacológico

Mensagem  Convidad Dom Jun 23, 2013 4:22 pm

O tratamento para epicondilite lateral permanece controverso, com variedade de modalidades terapêuticas descritas, tanto conservadoras quanto cirúrgicas.

TRATAMENTO CONSERVADOR

O tratamento conservador inicial baseia-se no alívio da dor e em repouso, com restrição de atividades repetitivas, seja no trabalho, seja no esporte.

ANALGÉSICOS

Para o alívio da dor, podem ser utilizados analgésicos potentes.

ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES (AINEs)

O uso de antiinflamatórios não esteróides (AINEs) parece ser pouco benéfico,uma vez que não há processo inflamatório envolvido na patologia.

CORTICÓIDES

Injeções de corticóide podem trazer benefício a curto prazo, porém não alteram a história natural da doença.  Apesar dos bons resultados iniciais com a infiltração de corticóides, estes não se mantém a longo prazo, tendo mairo chance de recidiva. O corticóide traz alívio temporário apenas,causando, a longo prazo, piora do quadro por degeneração  do colágeno e destruição tecidual, devendo ser instituído apenas em situações muito especiais.

TOXINA BOTULÍNICA

A infiltração de toxina botulínica é um método não invasivo e com resultados semelhantes à abordagem cirúrgica, constituindo mais uma alaternativa no tratamento da epicondilite, antes de se optar pela intervenção cirúrgica.

Obs: CONDUTA ATUAL – o tratamento conservador é a escolha inicial e se baseia em quatro pontos principais: repouso relativo, fisioterapia, exercícios em casa e medicamento. A medicação utilizada é essencialmente analgésica. Não são utilizados antiinflamatórios uma vez que não existe processo inflamatório envolvido na patologia.

REFERÊNCIAS:

HEBERT, Sizímo [et al.]. Ortopedia e traumatologia: princípios e práticas. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Projeto Diretrizes.Epicondilite lateral do cotovelo. AMB e CFM: 18 de outubro de 2007.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos