Diagnóstico diferencial de lesões genitais em crianças

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diagnóstico diferencial de lesões genitais em crianças

Mensagem  Isabella Neiva Liboreiro em Seg Nov 24, 2014 1:21 pm

Basicamente podem ser destacados os seguintes diagnósticos diferenciais nas lesões genitais em crianças: Impetigo, candidiáse, dermatofitose.
Impetigo
Os fatores diagnósticos mais comuns são:midade elevada, higiene deficiente, desnutrição e superpopulação, doença cutânea concomitante, colonização crônica com S. aureus (nasal, axilar, faríngea, perineal). As vesículas e as bolhas são observadas no impetigo bolhoso. Medem 2 cm de diâmetro ou mais, são claras a princípio e depois ficam turvas. A mucosa bucal pode ser envolvida. Outro sinal diagnóstico é a presença de crostas.A forma estreptocócica tende a ter crostas mais espessas e mais escuras.Quando o impetigo é tratado, as crostas geralmente secam e se separam, deixando uma base eritematosa. Outros fatores diagnósticos incluem: prurido, dor , linfadenopatia e febre quando áreas extensas são acometidas.O diagnóstico normalmente é clínico. Em indivíduos saudáveis, o impetigo geralmente apresenta uma crosta facial clássica, na cor de mel.As lesões geralmente são assintomáticas, mas ocasionalmente pruriginosas. Geralmente ocorrem sem dor. É frequente uma história de contato com colegas infectados por impetigo na escola ou em parques. As lesões costumam disseminar-se progressivamente de um local a outro.O envolvimento das membranas mucosas é raro na forma não bolhosa.Geralmente, TESTES confirmatórios não são necessários, a menos que haja suspeita de MRSA. Nesse caso, ela deve ser confirmada com swabs para culturas bacteriológica.A cultura de pele também pode ser prudente quando há dúvidas no diagnóstico ou se o paciente não responde à terapia empírica apropriada para impetigo.A hematologia geralmente é normal, raramente contribui para o diagnóstico, não sendo recomendada rotineiramente. As lesões mais comuns que precedem o impetigo não bolhoso são picadas de insetos,escoriações, varicela, escabiose,pediculose e queimaduras. o impetigo bolhoso é praticamente uma infecção de de lactentes e crianças pequenas. diferentemente daquelas do impetigo não bolhoso, as lesões do impetigo bolhoso são uma manifestação localizada da síndrome da pele escaldada e estafilocócica e se desenvolvem na pele intacta.
Dermatofitose- tinha da virilha
Os pacientes frequentemente se queixam de queimação e prurido. Afeta a região proximal medial das coxas e pode se prolongar para as nádegas e abdome; o escroto tende a ser poupado; estão presentes pústulas e vesículas na borda ativa da área infectada, juntamente com maceração, em uma base de lesões vermelhas em descamação com bordas elevadas. A lesão clínica mais típica começa como uma pápula ou placa seca, levemente eritematosa, elevada, que se alastra centrifugamente e regride centralmente.
Candidiáse
Lactentes predispostos usualmente portam C.albicans no seu trato intestinal,e a pele quente e úmida, ocluída pela aérea da fralda proporciona um ambiente ótimo para o seu crescimento. Dermatite seborreica, atópica ou de contato por irritante primário usualmente representa uma porta de entrada para a levedura. A manifestação principal consiste em uma placa intensamente eritematosa, com uma margem ondulada e uma borda nitidamente marcada. Ela é formada pela confluência de numerosas pápulas e vesiculo-pústulas. Pústulas satélites, aquelas que salpicam a pele contígua, são um selo diagnóstico das infecções por Candida localizadas.A pele perianal, pregas inguinais, períneo e abdome inferior estão usualmente comprometidos. Em meninos, o escroto e o pênis inteiros podem estar comprometidos. Em meninas, as lesões podem ser encontradas em mucosa vaginal e lábios.
Fonte: BMJBest Practice e Tratado de Pediatria- Nelson

Isabella Neiva Liboreiro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/10/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum