MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o analgésico de escolha para dor lombar?

Ir para baixo

Qual o analgésico de escolha para dor lombar? Empty Qual o analgésico de escolha para dor lombar?

Mensagem  GabrielaLeopoldo Qui Abr 02, 2015 2:01 pm

Para lombalgia musculoesquelética:

Anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), como ibuprofeno, naproxeno e celecoxibe mostraram eficácia na melhora da dor lombar aguda. [C Evidence]  E eficácia é semelhante entre os vários AINEs. [A Evidence]  As razões individuais de risco-benefício devem ser consideradas antes de iniciar o tratamento com AINEs, e eles só devem ser administrados durante uma curta duração em pacientes sem comorbidades gástricas, renais e cardiovasculares significativas. [B Evidence]

Paracetamol pode ser administrado para dor lombar inespecífica leve a moderada, apesar de não existirem ensaios clínicos de alta qualidade para comprovar ou não sua eficácia para dor lombar aguda inespecífica. [C Evidence]  É uma opção de tratamento razoável em pacientes com dor lombar mais leve, desde que não existam comorbidades hepáticas, especialmente se o paciente for intolerante a AINEs ou relaxantes musculares.


Para lombalgia discogênica (exacerbação aguda):

A maioria dos pacientes com exacerbações agudas de dorsalgia discogênica melhorará em até 4 semanas.

Paracetamol é usado como primeira opção em dor leve a moderada, pois pode oferecer um perfil de segurança mais favorável que AINEs.

Caso os sintomas persistam, é frequente o uso adicional de AINEs ou como alternativa ao paracetamol. [C Evidence]  AINEs só devem ser usados por um tempo limitado (não mais que 3 meses). Nenhum AINE específico se mostrou mais eficaz que qualquer outro.

Considere a possibilidade do uso de inibidores da bomba de prótons (IBPs) em pacientes que estiverem em terapia prolongada com AINE, principalmente se eles apresentarem um risco mais elevado de sangramento gastrointestinal (idosos, outros indivíduos com risco elevado de apresentar efeitos colaterais). [A Evidence]


Fonte:http://brasil.bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/190/treatment/details.html

GabrielaLeopoldo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos