ITU em pacientes do sexo masculino.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ITU em pacientes do sexo masculino.

Mensagem  Henrique Leitão em Seg Jun 09, 2014 6:28 am

No dia 03/06/2014, foi atendido na Esf um paciente do sexo masculino, 26 anos, com sintomas de ITU.
Relatou que, duas semanas antes da consulta, apresentou um quadro de dor supra púbica, de início súbito, de média intensidade, acompanhada de polaciúria. Negou febre, dor lombar, disúria e alterações no odor e/ou cor da urina. Os sintomas duraram uma semana e então regrediram espontaneamente. No momento da consulta, apresentou-se assintomático, porém preocupado com a possibilidade de tratar-se de algo grave.

Há um predomínio amplo de ITU no sexo feminino. ITU em jovens adultos do sexo masculino é rara. Como proceder nesse caso? Qual a conduta indicada?

Resposta: Como a maioria das infecções urinárias em homens é complicada, a avaliação do trato urinário é necessária. A avaliação inicial deve incluir radiografia simples de abdome e ecografia do aparelho urinário.
-Ecografia de vias urinárias: exame indicado para avaliar obstrução, cálculos, malformações congênitas e medida de volume residual de urina
-Radiografia simples de abdome: útil para avaliar cálculos com densidade cálcica.

A princípio, há pouca evidência de que o tratamento de bacteriúria assintomática seja necessário nesse caso, exceto se ficar comprovado:obstrução urinária ou refluxo vesico ureteral, imunossupressão, anormalidades urinárias e necessidade de cirurgia ou instrumentaçao do trato urinário.


Henrique Leitão

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/05/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum