MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monitoramento do paciente com gota

Ir para baixo

Monitoramento do paciente com gota Empty Monitoramento do paciente com gota

Mensagem  Camila Salomao Dom Jun 22, 2014 1:12 pm

Monitoramento do paciente com gota:

Monitoramento

Os pacientes devem ser monitorados para ataques recorrentes, pelo desenvolvimento de tofo e por alterações radiográficas.

Em pacientes administrando agentes redutores do ácido úrico, acompanhamento dos níveis de ácido úrico a cada 1 a 3 meses inicialmente e então a cada 6 meses (nível alvo <357 micromol/L ou <6 mg/dL).

Os pacientes devem ser monitorados para efeitos adversos dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e colchicina, principalmente se forem utilizados durante períodos prolongados. Para os AINEs, colchicina e alopurinol, o hemograma completo, exames da função renal e testes de função hepática devem ser realizados a cada 3 a 6 meses.

Quando iniciar o alopurinol, os pacientes devem ser minuciosamente monitorados para a síndrome de hipersensibilidade (eosinofilia, dermatite e insuficiência multissistêmica).

O uso de longo prazo da colchicina pode estar associada com a neuromiopatia. A probenecida pode aumentar o risco de nefrolitíase.

A maioria dos medicamentos acima, e principalmente o alopurinol, apresentam interações medicamentosas que podem precisar de ajustes da posologia do medicamento.

Instruções ao paciente
Alimentos que possuem um alto teor de purina (ou seja, bebidas alcoólicas, frutos do mar e miúdos) foram associados com um risco maior de ácido úrico elevado e gota. [2]

A redução da ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, reduz os riscos de gota. [30]

A redução da ingestão de frutos do mar e carne auxilia a reduzir o grau.

A redução da ingestão de vegetais ricos em purina (ou seja, aspargo, espinafre e cogumelos) não parece afetar os níveis de ácido úrico.

Os laticínios reduzem o risco de gota.

Fonte:
http://brasil.bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/13/follow-up/recommendations.html

Camila Salomao

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos