MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melasma - Diagnóstico e Tratamento

Ir para baixo

Melasma - Diagnóstico e Tratamento Empty Melasma - Diagnóstico e Tratamento

Mensagem  Rafaela Gersanti Seg Out 20, 2014 6:53 am

Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas hiperpigmentadas em áreas expostas ao sol, por hiperatividade melanocítica. A influência da luz solar e dos hormônios são fatores etiológicos importantes. Ocorre predominantemente nas áreas faciais malar e central. Por esse motivo, sua prevalência em gestantes é de até 50%.

Diagnóstico: é clínico. Observa-se hiperpigmentação acastanhada a cinzenta em uma distribuição típica (isto é, centrofacial, malar ou mandibular), conforme imagem abaixo:
Melasma - Diagnóstico e Tratamento 28qaoi
FONTE: artesanalbh.com.br

Tratamento
Deve ser indicado o de proteção ultravioleta (UV) de largo espectro e a suspensão de pílulas contraceptivas orais e de cosméticos faciais que possam conter componentes fotossensíveis.
Agentes clareadores, como a hidroquinona 4% e a tretinoína, são usados como terapia de primeira linha sozinhos ou como parte da fórmula de Kligman (pode ser melhor que o uso isolado desses componentes): fluocinolona a 0.01%, hidroquinona a 4% e tretinoína a 0.05%.
A terapia de manutenção com a combinação tripla por 6 meses após o manejo inicial tem sido sugerida para evitar recidivas.
Para gestantes, pode ser usado o ácido azeláico tópico (15% a 20%).
Para casos refratários, faz-se peeling químico de ácido glicólico 50% a 70% ou laserterapia.

Referência
MELASMA. BMJ Best practice. Disponível em: http://brasil.bestpractice.bmj.com/best-practice/monograph/627/highlights/overview.html

Rafaela Gersanti

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos