MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avaliação de Prurido

Ir para baixo

Avaliação de Prurido Empty Avaliação de Prurido

Mensagem  Júlio César Leite Fortes Dom Dez 07, 2014 7:32 am

[justify]Em todos os pacientes com prurido, é essencial determinar se a pele com prurido tem aspecto normal ou não.  Para pele com lesão, a erupção primária deve ser diferenciada das lesões secundárias pelo ato de coçar. Se houver lesões primárias, o diagnóstico é feito com base no quadro clínico, na biópsia de pele e em exames físicos adicionais, se necessário. Os pacientes com pele de aparência saudável ou com lesões pelo ato de coçar necessitam apenas de séries básicas de exames físicos laboratoriais, incluindo morfologia do sangue, velocidade de hemossedimentação, nível de ferro, testes da função hepática e renal, glicose sérica, hormônios (a saber, hormônio estimulante da tireoide [TSH]) e, se necessário, biópsia de pele (para descartar dermatose subclínica ou doenças cutâneas camufladas por lesões secundárias pelo ato de coçar). Também deve ser colhida a história detalhada referente aos sintomas concomitantes, às doenças coexistentes e aos problemas clínicos, bem como os medicamentos que os pacientes estão tomando. Qualquer anormalidade encontrada nos exames acima devem orientar procedimentos diagnósticos adicionais para confirmar a causa do prurido. Se todos esses exames, bem como a história médica, estiverem dentro do intervalo normal ou forem negativos, deve-se suspeitar de prurido psicogênico, o que pode justificar uma consulta psicológica ou psiquiátrica.
Investigações em causas dermatológicas
Em doenças dermatológicas alérgicas suspeitas, como dermatite atópica, urticária, as investigações a seguir são indicadas:
• Nível sérico total de imunoglobulina E (IgE)
• Níveis de IgE alérgeno específicos
• Testes de hipersensibilidade imediata por punção cutânea com alérgenos específicos (aeroalérgenos, alérgenos alimentares, medicamentos)
• Biópsia de pele.
Para urticária, exames adicionais incluiriam exames físicos (exposição à pressão, frio, calor, luz ultravioleta [UV], atividade física, água), exposição a medicamentos (por exemplo, ácido acetilsalicílico), microscopia de fezes (para parasitas), fator antinuclear (FAN) e injeção intradérmica de soro autólogo (teste cutâneo com soro autólogo).  O exame radioalergoadsorvente (RAST) para himenópteros é realizado para confirmar alergia a picada de insetos. A microscopia de raspagens da pele deve ser feita para confirmar escabiose e para descartar infestações parasitárias da pele em transtornos delirantes persistentes. A dermoscopia pode mostrar escavações e ácaros da escabiose com a aparência característica de "asa delta" ou pode mostrar ovos.
Uma biópsia de pele deve ser realizada para confirmar casos suspeitos de líquen plano, dermatite herpetiforme, e penfigoide bolhoso. Só é feita em pacientes com psoríase se houver dúvida no diagnóstico. A imunofluorescência direta da biópsia de pele irá auxiliar no diagnóstico da dermatite herpetiforme e do penfigoide bolhoso, com a realização de testes adicionais dependendo do diagnóstico mais provável. A microscopia de fezes deve ser realizada na suspeita de infecção parasitária sistêmica. Nesses casos, esfregaço de sangue e testes sorológicos ajudarão a confirmar o parasita envolvido. O teste sorológico para anticorpos da hepatite B ou C é realizado se o líquen plano for diagnosticado, já que alguns estudos demonstraram uma associação entre o líquen plano e a hepatite viral.
Investigações em causas sistêmicas
No caso de causas sistêmicas de prurido, são indicadas investigações apropriadas da doença. Os exemplos incluem:
• Testes da função hepática no prurido colestático
• Função renal e níveis totais de cálcio sérico e fósforo sérico, na insuficiência renal crônica
• Testes de função tireoidiana na doença tireoide
• Perfil de ferro na anemia ferropriva
• Morfologia sanguínea na anemia ferropriva, na policitemia vera e no prurido paraneoplásico
• Carga viral, testes sorológicos e contagem de CD4 na suspeita de infecção por vírus da imunodeficiência humana (HIV).
A biópsia pode ser indicada na avaliação adicional para patologias hematológicas e malignidades. A biópsia dos linfonodos é usada para confirmar o diagnóstico de linfoma de Hodgkin e prurido paraneoplásico. O aspirado da medula óssea auxilia o diagnóstico de policitemia vera e neoplasias hematológicas. A ultrassonografia do abdome e dos linfonodos periféricos é realizada na avaliação de linfoma de Hodgkin e policitemia vera. Os exames de imagem na avaliação do prurido paraneoplásico dependem da suspeita de malignidade e podem incluir ultrassonografia, exame de raio-X, tomografia computadorizada (TC), ressonância nuclear magnética (RNM) ou cintilografia. A neuropatia periférica diabética geralmente é um diagnóstico clínico, mas pode ser confirmada usando testes de condução nervosa, eletromiografia (EMG) e testes sensoriais quantitativos.
Investigações em causas neurológicas
O prurido neurológico frequentemente está localizado em áreas inervadas por nervos específicos. Embora o prurido possa ser o único sintoma do dano neurológico, em muitos casos os pacientes apresentam outros sintomas neurológicos. Eles frequentemente também apresentam outros distúrbios de sensação na área do prurido. Todas as suspeitas de causas neurológicas requerem exames de imagem. A RNM é usada para o diagnóstico inicial de esclerose múltipla, tumor cerebral e acidente vascular cerebral (AVC). A TC é usada se a RNM não estiver disponível ou se for contraindicada.
A radiografia da coluna vertebral é o exame inicial para diagnosticar prurido braquiorradial (coluna cervical) e notalgia parestésica (coluna torácica). A RNM em ambas as doenças também ajuda a confirmar o diagnóstico. A análise do líquido cefalorraquidiano é realizada na avaliação da esclerose múltipla.[justify]

Weisshaar E, Szepietowski JC, Darsow U, et al. European guideline on chronic pruritus. Acta Derm Venereol. 2012;92:563-581.

Júlio César Leite Fortes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos