MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avaliação de dor em joelho de adolescente

Ir para baixo

Avaliação de dor em joelho de adolescente Empty Avaliação de dor em joelho de adolescente

Mensagem  Júlio César Leite Fortes Dom Dez 07, 2014 7:55 am

Lesões da articulação patelofemoral
Dor no aspecto anterior do joelho; episódios de subluxação ou luxação; dor anterior do joelho ao agachar, sentar ou levantar-se de uma cadeira; dificuldade em subir ou descer escadas e em realizar exercícios de extensão do joelho; crepitação com amplitude de movimento (ADM) ativo do joelho; pode ocorrer "travamento" ou "fisgada". Ao exame físico, dor à palpação do polo inferior da patela (tendinopatia patelar), polo superior da patela, bursa pré-patelar, bursa infrapatelar profunda, bursa anserina, bursa bíceps-ligamento colateral fibular (LCF), plica suprapatelar medial, coxim gorduroso retropatelar e bursa do semimembranoso; aumento na translação lateral durante o teste de apreensão patelar lateral realizado com o joelho flexionado em 45°; subluxação medial aumentada da patela nos primeiros 0° a 40° da flexão do joelho; crepitação retropatelar com translação da patela no sulco troclear.
Lesões do ligamento colateral medial e instabilidade em valgo associada
Sensação de movimentação de lado a lado com atividades; dificuldade na torção ou giro; dificuldade em correr ou girar; impulsão da articulação em pacientes com artrite de compartimento medial ou pseudolassidão do compartimento medial. Ao exame físico, aumento na abertura em valgo em extensão e em flexão a 30°; é importante diferenciar a verdadeira abertura da interlinha articular do aumento do movimento decorrente do colapso da linha da articulação e pseudolassidão, que pode ser encontrada em pacientes com artrite do compartimento medial.
Lesão do joelho posterolateral e instabilidade em varo associada
Sensação de movimentação de lado a lado do joelho com atividade; fraqueza do pé e tornozelo que pode ser secundária a uma neuropraxia de nervo fibular comum concomitante ou lesão completa. Ao exame físico, aumento da abertura em varo na extensão indica lesão do canto posterolateral associada a uma lesão do ligamento cruzado anterior e/ou do ligamento cruzado posterior; aumento da abertura em varo na flexão do joelho a 30° indica uma lesão do canto posterolateral combinada ou isolada; teste de gaveta posterolateral positivo; rotação de 15° mais externa quando comparada ao joelho contralateral no teste de rotação externa pronada a 30° na flexão do joelho; teste do ressalto (pivot shift) reverso positivo; impulsão dinâmica do joelho com a marcha.

Ruptura de menisco
Dor na interlinha articular ao longo do lado afetado, dor à flexão máxima do joelho ou com agachamento profundo dos joelhos quando rupturas do menisco do corno posterior sintomáticas estiverem presentes; dificuldade com torção e giro ou ao chutar um objeto. Ao exame físico, falta de flexão e extensão total; crepitação na interlinha articular e dor diretamente sobre a mesma; exames positivos para ruptura do menisco; dor à flexão máxima do joelho.
Dor referida no joelho

Muitas vezes presente como dor anterior do joelho; história de lesão/patologias prévias no quadril; pacientes mais velhos; epifisiólise proximal do fêmur em adolescentes com sobrepeso. Ao exame físico, movimento diminuído; dor na virilha (dor verdadeira no quadril) ou dor referida no joelho (flexão e rotação do joelho) durante a avaliação da amplitude de movimento do quadril; em adolescentes avaliados para a presença de epifisiólise proximal do fêmur usando o teste de rotação.

Lubetzky-Vilnai A, Carmeli E, Katz-Leurer M. Prevalence of injuries among young adults in sport centers: relation to the type and pattern of activity. Scand J Med Sci Sports. 2009;19:828-833.

Júlio César Leite Fortes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos