Avaliação de dor em joelho de adolescente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Avaliação de dor em joelho de adolescente

Mensagem  Júlio César Leite Fortes em Dom Dez 07, 2014 7:55 am

Lesões da articulação patelofemoral
Dor no aspecto anterior do joelho; episódios de subluxação ou luxação; dor anterior do joelho ao agachar, sentar ou levantar-se de uma cadeira; dificuldade em subir ou descer escadas e em realizar exercícios de extensão do joelho; crepitação com amplitude de movimento (ADM) ativo do joelho; pode ocorrer "travamento" ou "fisgada". Ao exame físico, dor à palpação do polo inferior da patela (tendinopatia patelar), polo superior da patela, bursa pré-patelar, bursa infrapatelar profunda, bursa anserina, bursa bíceps-ligamento colateral fibular (LCF), plica suprapatelar medial, coxim gorduroso retropatelar e bursa do semimembranoso; aumento na translação lateral durante o teste de apreensão patelar lateral realizado com o joelho flexionado em 45°; subluxação medial aumentada da patela nos primeiros 0° a 40° da flexão do joelho; crepitação retropatelar com translação da patela no sulco troclear.
Lesões do ligamento colateral medial e instabilidade em valgo associada
Sensação de movimentação de lado a lado com atividades; dificuldade na torção ou giro; dificuldade em correr ou girar; impulsão da articulação em pacientes com artrite de compartimento medial ou pseudolassidão do compartimento medial. Ao exame físico, aumento na abertura em valgo em extensão e em flexão a 30°; é importante diferenciar a verdadeira abertura da interlinha articular do aumento do movimento decorrente do colapso da linha da articulação e pseudolassidão, que pode ser encontrada em pacientes com artrite do compartimento medial.
Lesão do joelho posterolateral e instabilidade em varo associada
Sensação de movimentação de lado a lado do joelho com atividade; fraqueza do pé e tornozelo que pode ser secundária a uma neuropraxia de nervo fibular comum concomitante ou lesão completa. Ao exame físico, aumento da abertura em varo na extensão indica lesão do canto posterolateral associada a uma lesão do ligamento cruzado anterior e/ou do ligamento cruzado posterior; aumento da abertura em varo na flexão do joelho a 30° indica uma lesão do canto posterolateral combinada ou isolada; teste de gaveta posterolateral positivo; rotação de 15° mais externa quando comparada ao joelho contralateral no teste de rotação externa pronada a 30° na flexão do joelho; teste do ressalto (pivot shift) reverso positivo; impulsão dinâmica do joelho com a marcha.

Ruptura de menisco
Dor na interlinha articular ao longo do lado afetado, dor à flexão máxima do joelho ou com agachamento profundo dos joelhos quando rupturas do menisco do corno posterior sintomáticas estiverem presentes; dificuldade com torção e giro ou ao chutar um objeto. Ao exame físico, falta de flexão e extensão total; crepitação na interlinha articular e dor diretamente sobre a mesma; exames positivos para ruptura do menisco; dor à flexão máxima do joelho.
Dor referida no joelho

Muitas vezes presente como dor anterior do joelho; história de lesão/patologias prévias no quadril; pacientes mais velhos; epifisiólise proximal do fêmur em adolescentes com sobrepeso. Ao exame físico, movimento diminuído; dor na virilha (dor verdadeira no quadril) ou dor referida no joelho (flexão e rotação do joelho) durante a avaliação da amplitude de movimento do quadril; em adolescentes avaliados para a presença de epifisiólise proximal do fêmur usando o teste de rotação.

Lubetzky-Vilnai A, Carmeli E, Katz-Leurer M. Prevalence of injuries among young adults in sport centers: relation to the type and pattern of activity. Scand J Med Sci Sports. 2009;19:828-833.

Júlio César Leite Fortes

Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/10/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum