MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avaliação Multidimensional do Idoso

Ir para baixo

Avaliação Multidimensional do Idoso Empty Avaliação Multidimensional do Idoso

Mensagem  Ana Luiza M. Reggiani Ter Abr 07, 2015 12:14 pm

Avaliação Multidimensional do Idoso
Ainda não é conhecida inteiramente a relação entre manejo pró-ativo dos pacientes idosos, qualidade de vida e longevidade. É necessário que se produzam mais evidências sobre o quanto a intervenção pode influenciar positivamente nos desfechos.
Apesar do grau de incerteza, há consenso quanto aos objetivos da promoção da saúde e de prevenção de doenças nos pacientes idosos. São eles:
a) redução da mortalidade prematura causada por doenças agudas ou crônicas;
b) manutenção da independência funcional;
c) extensão da expectativa de vida ativa; e
d) melhora na qualidade de vida.
Princípios para a promoção e proteção da saúde dos idosos com a intenção de proporcionar diretrizes para a ação dos profissionais de
saúde:
− A velhice não é uma enfermidade e sim, uma etapa evolutiva da vida.
− A maioria das pessoas com mais de 60 anos estão em boas condições de saúde, mas, ao envelhecer, perdem a capacidade de recuperar-se das doenças de forma rápida ou completa e tornam-se suscetíveis a incapacidades e à necessidade de ajuda para seu
cuidado pessoal.
− É possível melhorar a capacidade funcional mediante reabilitação e estímulo ou evitando novos agravos à saúde.
− Do ponto de vista social e psicológico, os idosos são mais heterogêneos que os jovens.
− A promoção da saúde na velhice deveria dirigir-se para a preservação da saúde mental e física, amparo social e, na mesma medida, para a prevenção de doenças e incapacidades.
Muitas medidas que afetam a saúde dos idosos transcendem o setor saúde, sendo necessárias ações intersetoriais. Os objetivos clássicos de prevenção estão centrados na redução da morbimortalidade. No cuidado do idoso, indubitavelmente, têm maior importância as ações direcionadas para a redução das incapacidades e da dependência, para a prevenção da ruptura familiar e para a manutenção do idoso no seu lar enquanto isso for possível. A prevenção das doenças e dos acidentes organiza-se no conjunto de intervenções que procuram antecipar-se a esses eventos, dirigindo sua atuação a problemas específicos ou a um grupo. Alcança indivíduos ou grupos em risco de adoecer ou acidentar-se. Estas intervenções
podem estar focalizadas para indivíduos, para grupos sociais ou para a sociedade em geral. No campo da promoção da saúde, alguns estudos demonstram melhora na auto-estima, na autonomia e na satisfação com a vida em determinados grupos de idosos. Isto sugere que intervenções psicossociais com idosos e cuidadores através de atividades de grupo para educação em saúde, a formação de grupos de ajuda mútua ou a realização de atividades de voluntariado podem ter grandes benefícios na melhora da qualidade de vida.
Uma avaliação multidimensional para o cuidado do idoso é, primordialmente, o esforço sistemático de organizar o grande número de informações advindas do processo investigativo, com a intenção de manejar apropriadamente um paciente idoso com seus complexos e interativos problemas. Esta definição foi decisiva como justificativa para consolidar a geriatria e a gerontologia como campos específicos do conhecimento. Os pioneiros da
geriatria, professores britânicos e jovens acadêmicos nos Estados Unidos, enfatizavam certas diferenças nos cuidados dos pacientes idosos. Tais diferenças fundamentaram-se na distinção entre o cuidar e o curar, entre doença e estado funcional, entre a Medicina Oleriana de diagnóstico-e tratamento e o simultâneo manejo de diversas doenças e, finalmente, entre uma medicina atuando isoladamente e uma medicina como parte integrante de abordagem multidisciplinar.
Na análise da literatura, encontram-se várias estratégias de aplicação de avaliação multidimensional em APS, as quais podem diferenciar-se em termos de metodologia e efetividade. A tendência atual centra-se na busca de métodos mais eficientes para detectar aqueles indivíduos com maior probabilidade de experimentar necessidades não conhecidas e suscetíveis à intervenção.Com esta finalidade, é proposto um processo de duas fases: uma fase de rastreamento utilizando instrumento apropriado para consulta médica, seguida por uma avaliação mais detalhada dos indivíduos sob risco.

Alguns fatores facilitariam a implantação de uma ação organizada para o cuidado dos idosos em APS. Primeiramente, métodos que sejam aceitos por todos os profissionais e não somente por aqueles com especial interesse no tema, sem desvalorizar o elemento antecipatório que existe na atenção rotineira que provê o médico de APS. Outro aspecto seria o registro claro do estado funcional do paciente, com a finalidade de contar com sumarizações úteis que permitam documentar as mudanças ao longo do tempo e predizer quando é conveniente e aconselhável uma determinada intervenção.
É com a finalidade de avaliar a eficácia e eficiência de uma abordagem diagnóstica voltada para o cuidado dos pacientes em APS, que se propõe a utilização de uma avaliação multidimensional do idoso (AMI) como uma nova tecnologia de rastreamento e diagnóstico dos problemas que mais freqüentemente afetam a qualidade de vida dos indivíduos com 60 anos ou mais.
Gênero e idade
− História prévia de internação hospitalar nos últimos seis meses
− Funções pesquisadas:
 visão
 audição
 função de membros superiores
 função de membros inferiores
 estado mental
 risco de queda domiciliar
 atividades de vida diária
 continência urinária

Referência:
Sirena, Sergio Antonio, Avaliação multidimensional do idoso: uma abordagem em atenção primária à
saúde/Sergio Antonio Sirena; orientado por Emílio H. Moriguchi e Silvia P.Takeda. --
Porto Alegre: 2002.

Ana Luiza M. Reggiani

Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos