MEDICINA UFOP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Incontinencia Urinária no Idoso

Ir para baixo

Incontinencia Urinária no Idoso Empty Incontinencia Urinária no Idoso

Mensagem  Convidad Seg Jul 15, 2013 3:36 pm

A incontinência urinária (IU) causa grande sofrimento emocional e social em adultos mais velhos e é um fator importante no lar institucionais. Diabetes aproximadamente dobra o risco de incontinência grave em mulheres. Problemas de incontinência são frequentemente tratáveis, mas muitas vezes não são levantadas pelos pacientes como uma preocupação.
A história direcionada e exame físico pode muitas vezes identificar a causa da UI e levar a uma intervenção apropriada. Autores ACOVE recomendam perguntar e documentar a presença ou ausência de UI a cada dois anos, e determinar se quando presente, é incômodo para o paciente ou responsável. A avaliação adequada inclui perguntas para determinar o início UI (aguda contra crônica), tipo (por exemplo, stress, desejo, excesso, misto), e precipitantes (por exemplo, tosse, uso de medicamentos).
Triagem
A Triagem é recomendada particularmente importante para as mulheres que tiveram filhos, têm comorbidades associadas com um maior risco para a incontinência urinária (ie, diabetes, doença neurológica), e que tem mais de 65 anos de idade.
 
Os seguintes questões de rastreio têm sido sugeridos:
1.     Alguma vez ocorreu vazamento de urina / água quando você não quis?
2.     Alguma vez ocorreu vazamento de urina ao tossir, rir ou fazer exercício?
3.     Alguma vez ocorreu vazamento de urina no caminho para o banheiro?
4.     Você já usou almofadas, tecido ou pano na sua calcinha para pegar a urina?
 
O screening também pode ser feito por meio de questionários curtos padronizados. O questionário ICIQ é um instrumento validado para a gravidade da incontinência, avaliando a frequência e o volume de vazamento, as circunstâncias do vazamento, e interferência com a vida cotidiana.
O exame físico orientado pode incluir a avaliação de sobrecarga de líquidos, o exame genital e retal, e avaliação neurológica. Os testes de urina e sangue são indicadas para avaliar a infecção, causas metabólicas, disfunção renal e possível deficiência de vitamina B12. Teste urodinâmico rotina não é recomendada.
 
Tipos de Incontinência:


Causas do trato urinário inferior - incontinência de urgência, incontinência urinária de esforço, incontinência mista e incontinência por transbordamento.
Incontinência relacionada com condições potencialmente reversíveis - continência depende não só a integridade do trato urinário inferior e seu controlo neurológico, mas também sobre a cognição, a mobilidade, a destreza manual, fatores ambientais, e na ausência de fatores médicos que afetam estes componentes e/ou produção de urina. Por conseguinte, particularmente em pessoas mais velhas, uma proporção de incontinência urinária devido a ou exacerbados por tais fatores, resulta em incontinência, mesmo quando a função do trato urinário inferior é normal. Tal incontinência urinária tem sido referido em outros lugares como "transitórios" ou, quando devido principalmente a mobilidade reduzida ou a cognição, a incontinência "funcional". Não houve consenso sobre as definições desses termos, e pode ser chamada então de: "incontinência relacionada às condições potencialmente reversíveis."
Pouco se conhece sobre a prevalência deste tipo de incontinência, sozinho ou em combinação com outros tipos, embora os estudos mais antigos sugerem que ocorre em até um terço dos residentes na comunidade pessoas idosas e em até metade dos indivíduos hospitalizados.

Causas incomuns de incontinência - Outros tipos de incontinência urinária, como a incontinência extra-uretral (por exemplo, a partir de fístula vesico-vaginal) e complacência prejudicada do detrusor (resposta excessiva de pressão de enchimento, geralmente devido a lesão da medula espinhal), são raras nos países desenvolvidos. No entanto, a fístula vesico-vaginal continua a ser um problema significativo e muitas vezes devastador em países menos desenvolvidos, onde as mulheres não têm pronto acesso a cuidados obstétricos de trabalho de parto obstruído.

Incontinencia Urinária no Idoso Application
Incontinencia Urinária no Idoso Application
Bibliografia:

UpToDate, Artigos: Geriatric health maintenance, Heflin MT; Clinical presentation and diagnosis of urinary incontinence, DuBeau CE,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos